4 alimentos para substituir o frango - atum e salmao

4 alimentos para substituir o frango como fonte de proteínas

O frango é uma ótima opção de alimento para atletas, mas ninguém precisa comer isso todos os dias. Veja 4 opções para variar o cardápio!

Se a gente fizer uma pesquisa perguntando qual o alimento que não pode faltar na sua dieta, temos certeza que o mais citado seria o frango.

A carne da ave tem ótimo perfil de aminoácidos e baixo teor de gordura, e por isso é tão famoso no mundo esportivo.

Mas, será que diante da infinidade de opções é realmente necessário comer frango todos os dias?

Você sabia que comer a mesma coisa sempre – por vários dias ou meses – pode trazer consequências? É importante diversificar o cardápio, porque cada alimento traz um benefício diferente para o organismo.

Cada alimento possui um conjunto de de macro e micronutrientes diferentes. Por isso, comer sempre a mesma coisa pode causar a deficiência de substâncias importantes.

Então, dá para imaginar que essa “monotonia” alimentar não é um hábito muito saudável. Para nutrir o corpo adequadamente, o segredo é diversificar a alimentação e consumir a maior variedade possível de nutrientes durante o dia.

É verdade que o frango é uma ótima opção – em 100 gramas do alimento encontramos 32 gramas de proteína e apenas 2,5 gramas de gordura.

Mas existem outras fontes de proteína que podem fazer parte da sua alimentação – alguns com mais gordura, mas, mesmo assim, consideradas saudáveis.

Veja como variar o seu cardápio para não ter que comer frango todos os dias e ter uma alimentação mais saudável e eficiente!

4 alimentos para substituir o frango como fonte de proteínas

Atum

4 subs frango - atum

O atum é uma ótima opção para substituir o frango. É um peixe rico em proteínas e tem baixa quantidade de gordura.

Prefira o peixe fresco do que as opções enlatadas. Assim você obtém muito mais nutrientes e benefícios – se não tiver essa opção e escolher o atum em lata, compre sempre aquele que vem conservado em água, não em óleo.

O atum também é rico também em ômega 3 e, em 100 gramas da carne, estão 25,7 g de proteína, 0,9 g de gordura

Salmão

4 subs frango - salmao

O ômega-3 é um ácido graxo chamado essencial, que não pode ser sintetizado no organismo e deve ser consumido na forma de gordura – e o salmão é uma das principais fontes desta substância.

Além disso, as proteínas presentes no peixe são de alto valor biológico e fácil digestibilidade, superior às da carne vermelha.

Em 100g de salmão encontramos 26,1 g de proteína e 14,5 g de gordura  – mas fique tranquilo, porque grande parte dessa gordura é mono ou poliinsaturada, ambas saudáveis (ou “gorduras boas”).

Também é importante lembrar que, além do atum e do salmão, a tilápia também é uma ótima opção – a gente já falou bastante sobre ela neste outro post.

Ovos

4 subs frango - ovos

Substituir o frango pelo ovo, quanta ironia. Mas, enfim, esta também é uma boa opção. Porque apesar do ovo dar origem ao frango, eles são alimentos bem diferentes.

A clara do ovo é ótima fonte de proteínas, mas a gema não deve ser desprezada: ela também contém proteína e é uma excelente fonte de ácidos graxos.

Estes ácidos graxos podem favorecer a composição de membrana celular, facilitar a eliminação de radicais livres e a entrada de antioxidantes na célula. Isso permite maior rendimento em atividades físicas, diminui a retenção de líquidos, diminui espécies reativas de oxigênio e melhora a vitalidade de pele.

A gema ainda é rica em carotenoides, vitamina A, D e E e, especialmente, fosfolipídio fosfatidilserina,  que auxilia na permeabilidade de membrana – ou seja, maximiza a movimentação de nutrientes e compostos bioativos para dentro das células e ajuda bombear os resíduos dos produtos para fora delas.

Um ovo cozido (ou frito sem nenhuma gordura extra como óleo o manteiga) possui 5,63 g de proteína e 4,5 g de gordura (a clara, sozinha, tem 3,15 g de proteína e 0 de gordura, enquanto a gema tem 2,52 g de proteína e 4,64 de gordura

Maminha grelhada

4 subs frango - maminha

A maminha é uma das carnes com menor percentual de gordura.

Só isso já seria suficiente para se tornar uma boa opção para substituir o frango. Mas ela ainda é muito saborosa com uma excelente quantidade de proteína.

Em cada 100g de maminha estão 30,7 g de proteína e 2,4 g de gordura.

Tá vendo? Nem só de frango precisa viver um maromba. E nem de batata-doce – mas outras opções de bons carboidratos complexos é assunto para outro post!

 

Comentários