fim de ano 1

Festas de fim de ano: confira 5 alimentos que ajudam a curar a ressaca

É difícil resistir às festas de fim de ano. Mas tanta comida, e tanta bebida, pode te dar uma ressaca no dia seguinte. Veja como se salvar dessa!

Tem uma galera que passa o ano todo se matando na academia, para chegar nas festas de fim de ano e enfiar o pé na jaca.

Comer tudo o que deixou de comer no ano inteiro. Beber tudo o que deixou de beber.

Ninguém tá aqui pra julgar ninguém, porém, esses exageros podem sair bem caro para você e para o seu shape. E ninguém quer começar o ano com peso na consciência e já precisando correr atrás do prejuízo, né?

Você já deve saber que o álcool pode atrapalhar muito todo o resultado que você ralou para conseguir. Mas, enfim, a gente sabe que nem todos os argumentos do mundo vão impedir que muita gente tome todas e se alimente mal nas festas de fim de ano.

Então decidimos ajudar. É importante que você tente moderar nas comemorações, mas como ninguém é de ferro, preparamos uma lista de alimentos que podem te ajudar a combater a ressaca, pra você acordar disposto e pronto pra compensar o vacilo o quanto antes!

Se liga!

Festas de fim de ano: confira 5 alimentos que ajudam a curar a ressaca

1- Ovo

ressaca

A gema do ovo é rica em colina que é uma vitamina envolvida no processo de eliminação de toxinas, enquanto a clara é fonte de albumina, uma proteína que pode ter uma queda após a ingestão de álcool já que é utilizada para transportar o álcool no organismo.

Com isso, o ovo auxilia na eliminação das toxinas e na redução do inchaço que pode ser causado pela deficiência de albumina.

Além disso, por ser também rico em cisteína, outro aminoácido, ajuda a diminuir o enjoo, mal estar e a dor de cabeça, que pode ser causado pela decomposição do álcool que o fígado precisa fazer.

2- Sucos detox

ressaca 2

Os sucos detox podem ser compostos por diversos alimentos e bebidas, que podem ajudar muito na ressaca.

Por exemplo, a água de coco auxilia na hidratação, que é muito importante quando você bebe um pouco a mais, visto que o corpo sofre uma desidratação após o consumo do álcool.

A couve auxilia na eliminação de toxinas, o gengibre apresenta ação antioxidante e anti-inflamatório. O limão auxilia no equilíbrio do pH que é essencial para o funcionamento normal do  organismo.

A combinação destes alimentos, portanto, podem ajudar a curar a ressaca.

3- Água

ressaca 3

Talvez seja a opção mais importante. A água deve ser o primeiro líquido a ser ingerido logo quando acordamos.

Isso porque a água ajuda a repor o líquido perdido do organismo causado pela ingestão do álcool, ou seja, auxilia na reidratação do organismo.

Além disso, tomar um ou alguns copos de água antes de dormir pode te salvar das fortes dores de cabeça da ressaca.

4- Leite

ressaca

O leite é uma boa opção para repor água, proteínas, carboidratos, gordura, minerais e vitaminas para quem exagerou nas bebidas.

Além disso, ele é rico em potássio, que ajuda a contra atacar os efeitos do sódio, na retenção de água, provocado pelas bebidas alcoólicas. E também em vitamina B6, que aumenta a capacidade dos rins em excretar o sódio.

E tem mais, o leite ainda pode proporcionar uma “cura” instantânea, pois é rico em cálcio, que pode auxiliar no alívio a dor de estômago provocado pelo álcool.

Mas, não aposte apenas no leite, pois se você não preparar seu estômago, essa dor pode piorar.

5- Massa

ressaca 5

Quem nunca acordou com aquela ressaca e na hora do almoço? E o que comer? Você deve escolher alimentos leves e de rápida digestão, porque o estômago já está irritado pelo álcool.

As massas tem processamento rápido, portanto, podem ser uma boa opção. Cuidado apenas com o molho, deve ser com o mínimo de gordura possível.

Para acompanhar, salada de folhas, legumes e frutas também são indicados, principalmente frutas, porque têm frutose e água.

É claro que isso pode arruinar sua dieta, assim como o consumo de álcool. Mas depois você pode voltar a sua alimentação balanceada.

Estas dicas são particularidades, e você não deve dispensar a sua dieta de forma alguma. São apenas alguns conselhos que podem aliviar os sintomas imediatos causados pela bebedeira.

Tudo isso varia de como o organismo de cada pessoa reage ao consumo de bebidas alcoólicas, bem como a quantidade que foi ingerida.

Se você não ultrapassar muito os limites do seu corpo, com certeza não vai precisar de nada disso pra te salvar da ressaca!

Mas se precisar, essas dicas podem te salvar!

LEIA MAIS: Bebidas isotônicas: a reposição de nutrientes ideal para o seu corpo
LEIA MAIS: Doce ‘fit’: 6 receitas fáceis pra fazer em casa e comer sem culpa

Comentários