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5 tipos de alimentos capazes de melhorar seu sistema imunológico

Para atletas, é ainda mais importante ter um bom funcionamento do sistema imunológico. Veja alguns alimentos capazes de te ajudar nessa missão!

Existem alimentos que podem prevenir o surgimento de algumas doenças, assim como amenizar sintomas e auxiliar na recuperação. São os alimentos capazes de melhorar o sistema imunológico!

O sistema imunológico é a sua melhor defesa contra doenças e problemas de saúde!

Para atletas, é fundamental ter um bom funcionamento do sistema imunológico, primeiro porque você terá mais saúde e disposição para os treinos; depois, porque treinamentos intensos, onde não há uma recuperação adequada, podem provocar depressão do sistema imunológico, deixando-o mais suscetível a processos infecciosos, como gripes e problemas respiratórios.

Veja agora quais alimentos ajudam na construção de um sistema imunológico mais forte!

5 tipos de alimentos capazes de melhorar seu sistema imunológico

Probióticos

alimentos capazes de melhorar o sistema imunológico: probióticos

Probióticos são as bactérias consideradas boas e que estão presentes no intestino. Elas atuam contra as bactérias ruins, impedindo-as que cheguem à corrente sanguínea ou se agarrem no intestino delgado e no cólon.

Os probióticos atuam como um exército contra as bactérias ruins que podem causar diversos tipos de doenças. Eles são muito importante para a defesa do organismo, pois compreende cerca de 70% do sistema imunológico.

Porém, estas bactérias boas devem ser bem alimentadas para que exerçam corretamente sua função.

Ou seja, se sua dieta é ruim (rica em gordura, açúcares e baixa em nutrientes), suas bactérias boas não vão estar 100% saudável e provavelmente ficará doente com mais frequência e ficará doente por mais tempo.

É possível encontrar os probióticos também em alguns alimentos, como:

  • Lácteos: iogurte, queijo e kefir com culturas vivas e ativas
  • Legumes fermentados: picles, chucrute, etc.
  • Diversos: molho de soja, vinho, kombucha

Você também pode tomar um suplemento probiótico para dar a suas bactérias intestinais saudáveis ??uma mão extra.

Prebióticos

prebioticos

Os prebióticos são conhecidos como “alimentos das bactérias”, porque eles nutrem as bactérias boas. Os prebióticos são, explicando de forma simples, fibras semi-digeríveis.

O ideal é consumir de duas a três porções por dia de alimentos ricos em prebióticos e os principais alimentos são:

  • Legumes: aspargos, alho, alcachofra, alho-poró e cebolas
  • Carboidratos: cevada, feijão, aveia, quinoa, centeio, trigo, batatas e inhame
  • Frutas: maçãs, bananas, bagas, frutas cítricas, kiwi
  • Gorduras: linhaça e chia

Estes alimentos auxiliam na saúde das bactérias boas que atuam como defesa do organismo e previnem doenças.

Mel

mel

Quem nunca comprou mel ou tomou chá com mel quando estava resfriado? Pois é, essa história que o mel auxilia na prevenção e recuperação de resfriados é bem antiga… e é real!

O mel possui propriedades antimicrobiana, antibacteriana, anti-inflamatória, bio-estimulante, imuno-estimulante e cicatrizante, ou seja, ajuda no funcionamento do sistema imunológico de forma geral.

Algumas colheres de chá de mel em uma xícara de chá já ajudam na melhora do sistema imunológico.

Frutas e Vegetais

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Este tipo de alimento é rico em vitaminas e minerais que são muito importante para o adequado funcionamento do sistema imunológico.

A vitamina C, por exemplo, colabora para o funcionamento do sistema imune e sua deficiência o deteriora, podendo levar a pessoa à morte. As principais fontes de vitamina C são as frutas cítricas, como acerola, caju, goiaba, manga, mamão, morango, laranja, limão e tangerina, folhas verdes cruas e tomates.

Outras vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do sistema imunológico são as vitaminas E, A, D, B12, B6, Ácido Fólico, Ferro, Selênio, Zinco, etc.

Proteínas

proteína

Normalmente, o consumo de proteína é associado apenas aos benefícios relacionados a massa muscular, porém este nutriente também é essencial para o funcionamento do sistema imunológico e sua deficiência pode afetar e prejudicar a defesa do organismo.

O ideal é que as mulheres consumam uma porção do tamanho da palma da mão de alimentos fontes de proteína e os homens duas porções, em cada refeição. É claro que esta quantidade varia de acordo com a dieta de cada pessoa, mas esta referência pode te ajudar a ter uma ideia da quantidade necessária.

Alguns estudos mostram que a proteína do soro do leite posssui peptídeos bioativos, que atuam como reguladores da função imune.

O consumo variado de vegetais e frutas, um prato colorido favorece o bom funcionamento do sistema imunológico e garante uma melhor saúde!

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