Novak Djokovic - banana

8 alimentos que contêm mais potássio do que a banana

Você sabia que a banana não é a melhor opção de alimento para prevenir as câimbras? Veja alimentos com mais potássio do que a fruta amarela!

A cena é comum: antes ou durante um treino ou atividade física intensa, o atleta devora uma banana.

A justificativa para a banana ter se tornado a queridinha de quem pratica esportes é o fato desse alimento evitar câimbras musculares. Isso acontece porque o nutriente responsável por evitar as câimbras é o potássio, presente em boa quantidade na banana.

O potássio é um mineral que está envolvido na manutenção do equilíbrio hídrico, equilíbrio osmótico, no equilíbrio ácido-base e na promoção do crescimento celular.

Este mineral ainda tem um papel integral nos processos de contração muscular e condução dos impulsos nervosos. E, em adição ao cálcio, é importante na regulação da atividade neuromuscular.

Mas se engana quem pensa que a banana é o alimento mais rico em potássio: existem vários alimentos com mais potássio do que a famosa fruta amarela.

A vantagem desta fruta é sua praticidade, já que é fácil de transportar e comer, pois tem uma casca grossa e não precisa ser lavada. No meio de um jogo de tênis, por exemplo, é muito mais fácil comer uma banana do que uma saladinha de beterraba e salsinha.

Ao mesmo tempo, você também pode (e deve) consumir potássio nas refeições principais, pois a ingestão diária recomendada deste nutriente é muito maior do que uma banana – na verdade, seriam necessárias umas 15 bananas por dia para atingir a meta.

Por isso, consumir outras fontes de potássio é essencial. E mostraremos fontes poderosas deste nutriente aqui embaixo. Se liga:

8 alimentos que contêm mais potássio do que a banana

rafa nadal banana

Antes de mais nada, vamos aos números da banana, para servir de referência. 

É importante saber que cada tipo de banana possui uma quantidade de potássio diferente, e isso varia também de acordo com a safra, maturidade do alimento, entre outros fatores.

Lembre também que a recomendação de potássio para mulheres e homens acima de 18 anos é de 4,7g por dia.

  • Banana nanica – 374 mg de potássio em 100g
  • Banana prata – 358 mg de potássio em 100g
  • Banana ouro – 355 mg de potássio em 100g
  • Banana maçã – 264 mg de potássio em 100g

1- Beterraba

beterraba - suco

Quanto: 375 mg de potássio em 100g

A beterraba crua tem quase a mesma quantidade de potássio do que a banana, mas a beterraba pesa mais – logo, é preciso muito menos alimento para chegar em 100g de beterraba do que de banana.

Além disso, a beterraba ainda contém nitrato, que aumenta os níveis de óxido nítrico – responsável pela vasodilatação, o que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e pode aumentar isoladamente o poder de contração dos músculos.

2- Couve manteiga

couve manteiga

Quanto: 403 mg de potássio em 100g

As folhas verdes escuras, normalmente, contém alto teor de potássio. Além disso, também são ricas em Cálcio e outros minerais importantes para a contração muscular e desempenho físico.

Quando passam por algum processo de cocção, estas folhas perdem parte de seu potássio. Para manter, o ideal é consumi-las cruas ou cozidas ao vapor.

3- Salsinha

salsinha

Quanto: 711 mg de potássio em 100g

A salsinha, assim como outras folhas verdes, quando passa por algum processo de cocção perde parte do mineral. Portanto, o ideal é colocar a salsa depois que seu prato estiver pronto.

É claro que 100g de salsinha é muito e não dá para comer em apenas uma refeição, porém colocando mais salsa nas refeições, fica mais fácil chegar na recomendação diária.

4- Romã

romã

Quanto: 485 mg de potássio em 100g

Apesar de não ser muito consumida, a romã é muito rica em Potássio – tem mais Potássio que todos os tipos de banana.

Além disso, a romã é um excelente antioxidante, neutralizando os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce, a queda de rendimento, entre outros efeitos negativos ao organismo.

5- Tamarindo

tamarindo

Quanto: 723 mg de potássio em 100g

Tamarindo é uma das frutas que mais contém Potássio. Também é rico em vitamina C, Magnésio, antioxidantes e outras vitaminas e minerais.

6- Tremoço

tremoço

Quanto: 708 mg de potássio em 100g

Tremoço também é muito rico em Potássio e pode ajudar a chegar na recomendação diária, bem como complementar.

O único problema é que muitas vezes o tremoço vem acompanhado de alta quantidade de Sódio, então é bom não exagerar no consumo.

7- Castanha do Pará

castanha-do-para

Quanto: 651 mg de potássio em 100g

A castanha do Pará é o tipo de castanha de que mais tem Potássio, seguida pelas nozes. 100g de castanhas tem mais Potássio que 100g de banana, o grande problema é que é inviável comer essa quantidade de castanha, por causa do seu alto valor calórico – 100g de castanha do Pará tem mais de 600 calorias.

Ao mesmo tempo, você pode consumir potássio de diferentes fontes, e a castanha do pará ser apenas uma delas – esse alimento ainda tem vários outros nutrientes e benefícios à saúde.

8- Melão Cantaloupe

melão cantaloupe

Quanto: 267 mg de potássio em 100g

No papel, o melão cantaloupe tem menos potássio do que a banana. Mas existe um ponto a favor dessa outra fruta amarela (a redonda): comer melão é mais “fácil” do que de banana, ao menos do ponto de vista digestivo.

O melão não pesa tanto no estômago quanto a banana, porque tem uma digestão mais fácil. Dessa forma, é possível compensar a diferença na quantidade de potássio das duas frutas, simplesmente porque você vai conseguir comer mais de uma do que da outra.

Não é incomum, por exemplo, pessoas que comem banana pouco antes de treinar e acabam sofrendo incômodo gástrico durante a atividade física, chegando até à ânsia de vômito. Com o melão, isso provavelmente não aconteceria.

É claro que a ideia deste post não é fazer ninguém parar de comer banana, que realmente é um ótimo alimento, saudável, gostoso e funcional. O ponto é que a banana não precisa (nem deve) ser a única fruta na dieta.

Variar é fundamental, e não há nada na banana que você não consiga obter com outras opções de fruta.

Aliás, o próprio potássio ainda está em abundância em vários outros alimentos, como amendoim, alho, chicória, salmão, almeirão, folha de mostarda, coco, manga, mamão, batata-doce, espinafre, tomate e vários outros.

Comentários