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8 alimentos que podem ajudar contra depressão e melhorar seu bem-estar

Comer talvez seja uma das melhores sensações da vida não é mesmo? Comer os alimentos certos para fazer de você uma pessoa mais feliz, então…

Uma boa alimentação é importante por muito mais motivos do que apenas manter seu corpo bonito. Você sabia, por exemplo, que os alimentos que você consome podem até te deixar mais feliz?

É claro que não se trata de um milagre, e que comê-los vai fazer você ver o mundo cor de rosa, cheio de unicórnios e ursinhos carinhosos.

Mas eles podem, sim, otimizar a produção de hormônios relacionados com a sensação de bem-estar, sendo úteis até como forma de ajudar contra a depressão e outros problemas – não substituem, obviamente, tratamentos médicos e remédios quando isso é necessário.

De qualquer forma, fazer boas escolhas na hora de se alimentar pode te deixar mais feliz, sim. 

Não sabia? Então se liga:

8 alimentos que podem ajudar contra depressão e melhorar seu bem-estar

1. Cacau

Cacau

O cacau é rico em flavonoides e cafeína, que auxiliam a produção de serotonina e liberação de endorfina no nosso organismo, o que potencializa a sensação de prazer e felicidade.

Por isso, é comum ouvir que as pessoas ficam mais felizes quando comem chocolates e que alivia a ansiedade.

O fato é que os chocolates, além de chocolates, geralmente contém elevadas quantidades de açúcar e gordura.

Por isso prefira os chocolates amargos – acima de 65% de cacau.

2. Espinafre

músculos - espinafre

Esse alimento é rico em potássio e ácido fólico, nutrientes que ajudam nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas.

Além de depressão, a deficiências deles no organismo é responsável por problemas como cansaço, insônia, fraqueza, apatia, entre outros efeitos.

Não é à toa que Popeye se fortalece e fica renovado quando come espinafre. E olha só como ele é forte…

3. Banana

A banana contém triptofano, magnésio, carboidratos, potássio e vitaminas do complexo B. como a vitamina B6, também chamada de piridoxina.

Essa vitamina previne depressão, ansiedade, irritação e ainda atua no sistema cognitivo, com a síntese de neurotransmissores.

Os outros nutrientes citados também atuam no Sistema Nervoso Central e estão relacionados à melhora do humor, prevenção de depressão, melhora da qualidade do sono, entre outros benefícios.

4. Grão de bico

Grão de bico

Como o grão-de-bico é rico em proteína, contém também uma boa quantidade de Triptofano – aminoácido que melhora o humor, por ser precursor de serotonina.

Além disso, o grão-de-bico possui carboidrato em sua composição, nutriente que estimula a passagem de triptofano para o cérebro, ajudando na produção de serotonina e na sensação de felicidade.

O grão-de-bico ainda é rico em magnésio e outros minerais que ajudam a relaxar, reduzir a ansiedade e o estresse.

5. Pimenta

Além de ajudar a acelerar o metabolismo, por ser efeito termogênico, a pimenta dá sensação de euforia, reduz o estresse e pode até ajudar na depressão.

Isso acontece porque a pimenta é rica em uma substância chamada capsaicina, que dá o sabor ardido ao tempero.

Ela estimula as terminações nervosas da língua, o que favorece o aumento da produção de endorfinas.

6. Salmão

salmão

O Salmão, assim como outros peixes, é rico em gorduras boas, como o ômega-3.

O ômega 3 está associada à manutenção e alterações estruturais do cérebro que parecem melhorar os estados de humor.

Além disso, auxilia a ativação dos receptores dos neurotransmissores, responsáveis pelo envio de mensagens de bom humor no cérebro.

Além disso, o peixe é rico em Magnésio que, como mencionado acima, previne o desenvolvimento de depressão e está relacionado a uma melhora do humor.

7. Leite

leite

O leite é uma das principais fontes de triptofano e por isso é uma ótima opção de alimento para quem deseja melhorar o humor.

Tomar leite antes de dormir ainda ajuda a melhorar a qualidade do sono, pois o triptofano também é precursor de melatonina – responsável pela indução e qualidade do sono.

Os derivados também contém o aminoácido, porém, geralmente, em quantidades menores.

8. Ovos

músculos - ovos

Os ovos também podem ajudar na melhora do humor, devido seu alto valor nutricional – rico em proteínas, triptofano, vitaminas e minerais.

Por exemplo, os ovos são uma boa fonte de vitaminas B12, B2 B5 e D e uma grande quantidade de triptofano.

Além disso, o ovo contém vitaminas que ajudam na cognição, melhorando memória, concentração e outros aspectos relacionados a ansiedade e depressão.

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