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7 alimentos calóricos e saudáveis para ter energia o dia todo

Como atingir a meta de calorias diária sem apelar para coisas que podem arruinar sua dieta? Com alimentos saudáveis e super calóricos!

Por que alguém em sã consciência procura alimentos calóricos para colocar na dieta?

É simples: porque, se você treina pesado e quer crescer de verdade, sua ingestão de calorias diária deverá ser bem alta.

E como atingir isso de forma saudável, distribuindo o consumo elevado de calorias ao longo do dia, sem se entupir numa refeição só, e também sem apelar para alimentos processados, pouco (ou nada) nutritivos e/ou ricos em gorduras ruins?

A resposta você já deve saber: alimentos saudáveis e super calóricos!

Esses alimentos densos em relação ao valor calórico vão oferecer energia sem pesar no estômago, sem dar trabalho para preparar e sem gastar rios de dinheiro.

Nesta lista de alimentos que preparamos, a maioria é à base de gordura, por isso eles não são ideais para consumo logo antes de treinar – nesse caso, o ideal são os carboidratos complexos – mas são perfeitos para um lanche no horário de trabalho, por exemplo.

Veja abaixo 7 opções de alimentos saudáveis e ricos em calorias para te dar a energia que você precisa ao longo do dia.

E, claro, converse com um nutricionista para saber exatamente quantas calorias você precisa por dia, para não extrapolar esse número e acabar ganhando peso.

7 alimentos calóricos e saudáveis para ter energia o dia todo

1- Manteiga de Amendoim

Na verdade, qualquer manteiga feita a partir de nozes ou castanhas será uma boa opção – pode ser de amendoim, de amêndoas, de avelã ou o que você preferir.

Todas são super calóricas, ricas em gorduras boas e com boas quantidades de proteína. E tudo isso sem pesar no seu estômago!

2- Sementes e castanhas

 

Amêndoa, pistache, semente de abóbora ou de girassol, nozes e afins são fáceis de encontrar e de levar para lá e para cá.

Além disso, são uma ótima fonte de calorias para sua alimentação diária – um punhado de castanhas pode chegar a 500 calorias, o que a torna uma ótima fonte de energia para o dia a dia.

3- Granola

A granola pode ter até 4 vezes mais calorias do que outros cereais – e esse número pode ficar ainda maior se você consumi-la, por exemplo, com leite integral.

Prática, gostosa e calórica, a granola é outra boa opção de alimento para as refeições intermediárias do seu dia.

4- Queijo

Quase todo mundo ama queijo, e o fato dele ser rico em calorias é só mais um argumento para você pode comer esse alimento nos lanches da manhã ou da tarde e garantir energia para o resto do dia.

E, se precisar de outro, ele ainda tem quantidade interessante de proteína.

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5- Abacate

O abacate é uma das frutas mais calóricas que existem, e uma das melhores fontes de gorduras boas que você pode consumir.

Dá para fazer um creme ou um guacamole, que você transporta em um pote de plástico para onde quiser. É gostoso, não pesa, mata a fome… e dá energia!

6- Homus

A pasta árabe à base de grão-de-bico é uma ótima opção. Seja feita em casa ou comprada pronta, é fácil de consumir e vai oferecer nutrientes e muita energia para o seu organismo.

É uma boa fonte de proteína e de gordura boa, e pode ser consumida pura, com pão integral, torrada ou até como uma espécie de molho para “mergulhar” palitos de pepino ou cenoura.

7- Azeite de oliva

Não se trata só dos alimentos, mas também do que você coloca neles. Por exemplo, se você vai comer uma salada, usar um pouco de azeite de oliva para temperar pode fazer a diferença.

Esse tipo de atitude pode te ajudar a atingir sua meta diária de calorias e de gordura, por isso é uma ótima opção.

Mais uma vez: não esqueça de falar com um nutricionista para definir a quantidade diária de calorias e macronutrientes que você precisa por dia.

Sabendo isso, essa lista poderá ser uma mão na roda – ou, se você estiver acima do peso, uma lista do que NÃO comer ao longo do dia.

Porque, claro, colocar alimentos muito calóricos e ricos em gordura na dieta só é uma opção para quem quer crescer.

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