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8 alimentos que aumentam o foco e podem maximizar os seus ganhos

Escolher os nutrientes corretos pode favorecer a saúde mental e a força psicológica, que são essenciais para garantir bons resultados no treino!

Quase todo mundo, em algum momento, já quis pular algumas séries ou repetições durante o treino para chegar ao fim mais rapidamente. Mais do que combater o cansaço e a preguiça, a melhor forma de evitar que isso aconteça é trabalhando o foco e a concentração. 

É preciso estar focado para chegar ao seu objetivo – e para isso não dá para “roubar” ou fazer gambiarra no treino.

Se você tiver focado, dificilmente vai fugir da dieta, pular exercícios, furar treinos ou tomar qualquer outra atitude que te tire do seu objetivo.

Mas manter o foco não é tão fácil quanto parece. Existem algumas formas de trabalhar essa característica, e muitas envolvem garantir uma boa saúde mental, um bom estado de espírito. Por isso, relaxamento, meditação e afins podem ajudar.

Só que a alimentação também tem o seu papel. E alguns alimentos podem te ajudar a manter o foco. Claro que não de forma instantânea nem milagrosa, mas pode ajudar.

Que conhecer alguns alimentos que têm essa capacidade – e saber como eles atuam no organismo? Então se liga:

8 alimentos que aumentam o foco e podem maximizar os seus ganhos

1. Ovos

músculos - ovos

Os ovos são ricos em Colina, vitamina do complexo B, que é essencial para a formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza a memória, a cognição, etc.

A Colina também participa da formação da esfingomielina que forma a capa dos nervos que chamamos de bainha de mielina, que permite que o impulso nervoso caminhe nos neurônios.

A Colina é importante para diversas funções do Sistema Nervoso Central, estando envolvida com a concentração e o foco.

Além disso, a deficiência do nutriente pode levar a problemas degenerativos, provocando déficit cognitivo, alteração na concentração, dificuldade de cognição, entre outras disfunções.

Dessa forma, o consumo insuficiente de Colina pode prejudicar a concentração e foco.

Os ovos, por sua vez, são excelentes fontes de vitaminas do complexo B e, além de serem uma excelente fonte de proteína, colaboram para o funcionamento saudável do cérebro.

Vale lembrar que a Colina está presente principalmente na gema do ovo.

2. Salmão

músculos - salmão

O Salmão é uma das principais fontes de ácidos graxos ômega 3, mas outros peixes gordos também são, como: atum, arenque, sardinha, etc.

O ômega 3, por sua vez, é essencial para o funcionamento de diversas funções do cérebro.

O consumo de ômega 3 ajuda a prevenir degeneração cerebral, bem como melhorar a cognição, memória, concentração, foco, etc.

Além disso, o ômega 3 pode ajudar na melhora da performance física e recuperação pós-treino, e os peixes são uma ótima fonte de proteína.

As Diretrizes Dietéticas do USDA sugerem comer peixe pelo menos duas vezes por semana. Consuma mais peixe e veja a diferença.

Também é possível encontrar no mercado suplementos de ômega 3, para garantir a ingestão adequado do nutriente.

A Iridium Labs contém em sua linha o Poseidon, suplemento ultra concentrado de Ômega 3. Poseidon possui uma alta concentração, com 1400 mg de ômega 3 por dose (2 cápsulas).

3. Vegetais verde escuros

músculos - espinafre

Não faltam motivos para você consumir esses vegetais todos os dias, mas se você precisa de mais um é que eles são um grande aliado da saúde cerebral.

Consumir folhas verdes por dia já pode reduzir o declínio cognitivo natural e provocar benefícios para a saúde do cérebro.

Isso porque os vegetais verde escuro são ricos em vitamina K, antioxidantes e uma substância chamada luteína que ajuda na preservação da capacidade cognitiva.

Com isso, esses nutrientes colaboram para uma melhor função cerebral e ajuda indiretamente na melhora da concentração e foco. Além de diversos outros benefícios à saúde.

Introduza ou aumente o consumo desses vegetais para melhorar suas funções cognitivas.

Consuma com saladas, refogados ou até em smoothies ou sucos verdes.

4. Açafrão da terra

Açafrão é um tempero muito conhecido por seu poderoso efeito antioxidante, provocado pela curcumina, e esse poder é benéfico para a função cerebral também.

Consumir frequentemente curcumina pode aumentar a memória, a atenção e o foco. Com isso, o foco aumenta gradativamente.

Além disso, o alimento e o nutriente possuem diversos outros benefícios à saúde, que de forma indireta, também ajudam a melhorar a saúde de forma geral.

Você pode acrescentar o tempero em diversas receitas ou também pode consumir através do leite dourado, que vai te proporcionar diversos outros benefícios.

5. Castanhas

castanhas natal

As castanhas são alimentos ricos em gorduras boas e diversas vitaminas e minerais, sendo um aliado da alimentação saudável.

Elas estão relacionadas com uma melhor cognição, principalmente, em idosos, e também ajudam reduzir a inflamação no cérebro, devido seus compostos polifenólicos.

Devido essas e outras funções, ajudam a melhorar a saúde cerebral e contribuir para uma melhor função cognitiva, incluindo o foco, concentração e melhora.

Adicione as castanhas em saladas, iogurtes, etc. Mas, não abuse da quantidade, é claro, pois são alimentos ricos em calorias.

6. Abacate

Abacate

Assim como as castanhas, é um alimento rico em gorduras boas, vitaminas e minerais, que são fundamentais para a saúde do cérebro.

O consumo de abacate, portanto, pode ajudar na melhora de algumas funções cognitivas, como memória, concentração, atenção, etc., que ajudam no aumento do foco.

Assim, o abacate pode ajudar a manter o foco, principalmente, das pessoas que têm dificuldade em manter a atenção e o foco em determinadas atividades.

Como é um alimento calórico também não deve ser consumida em altas quantidades. Mas, ele pode ser consumido batido com leite ou até em saladas e receitas salgadas.

No Brasil não é muito comum, mas em diversos países ele é consumido em lanches.

7. Café

cafeína 4

O café é uma bebida rica em cafeína, substância que proporciona diversos benefícios ao organismo.

Um dos benefícios da cafeína é na melhora das funções cognitivas, por atuar no Sistema Nervoso Central.

Dessa forma, a cafeína melhora o estado de alerta, a capacidade de concentração, o desempenho em tarefas simples, redução da sonolência e do cansaço e, consequentemente do aumento da concentração.

A substância, portanto, ajuda na melhora da disposição e energia para um melhor desempenho físico.

Outros alimentos ricos em cafeína também podem ajudar no aumento do foco, como chá verde, chá preto, guaraná, erva-mate, etc.

E, claro, a melhor forma de consumir quantidades significativas de cafeína é através de suplementação. Não é por acaso que os melhores suplementos termogênicos são à base de cafeína – como os produtos da linha Kimera, da Iridium Labs.

8. Minotauro

Minotauro

Minotauro é um suplemento da Iridium Labs que contém diversos nutrientes que, além de ajudar na melhora do desempenho físico, aumentam também o foco, a energia e a disposição.

Dois dos nutrientes presentes no suplemento – cafeína e taurina -, são ingredientes que ajudam no aumento do foco e da capacidade de concentração.

Ambos atuam no Sistema Nervoso Central e de maneiras diferentes ajudam na melhora da memória, concentração, estado de alerta, melhorando o foco.

Ou seja, o Minotauro te ajuda a ter mais foco para você não faltar no treino, não pular repetições e treinar melhor, além de dar mais disposição e energia para o treino.

Com uma dose de Minotauro por dia, você já consegue todos esses benefícios e melhora seus resultados a cada sessão.

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