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Açaí: descubra quais os efeitos desse super alimento na sua dieta

O açaí é alimento rico em calorias e uma ótima opção para te dar mais energia nos treinos. Será que essa quantidade de calorias pode engordar? Saiba mais!

O açaí é um dos alimentos preferidos de quem pratica atividades físicas, e por ter alto valor energético pode ser considerado um ótimo pré-treino.

Entretanto, há alguns boatos de que o consumo do próprio pode engordar, e não trazer tantos benefícios à saúde como dizem. Será que isso é real?

Para tirar a dúvida, confira tudo sobre essa famosa fruta e qual é a melhor maneira de consumi-la!

Açaí: descubra quais os efeitos desse super alimento na sua dieta

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Na rica floresta Amazônica, o açaizeiro é uma árvore famosa pelo seu fruto: o açaí.

Esta fruta é conhecida como um super alimento, nutracêutico, energético e com alta capacidade antioxidante, tornando-se cada vez mais procurada pelo mercado interno e externo.

O Brasil se posiciona como o maior produtor, consumidor e exportador desse produto.

E, hoje, sua expansão econômica já atinge novos mercados no sudeste do país e alguns países da Europa, Estados Unidos, Japão e China.

Por ser considerado um superalimento, é alvo de muitos estudos e pesquisas científicas realizadas para verificar seu real valor nutritivo e determinar, cada vez mais, os inúmeros benefícios que essa fruta pode proporcionar.

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Benefícios

O açaí é rico em antioxidantes, como as antocianinas, que além de ser responsável pela coloração vermelha da fruta, tem propriedades anticarcinogênica, antiinflamatória e antimicrobiana, prevenindo o colesterol ruim, doenças cardiovasculares e doenças neurológicas.

E, em conjunto com os outros antioxidantes, proporcionam os seguintes benefícios:

  • Combate aos danos causados pelo estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento precoce
  • Proteção ao DNA, prevenindo surgimento de doenças
  • Melhora da circulação sanguínea

A fruta também proporciona os seguintes efeitos:

  • Aumenta a sensação de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento saudável
  • Redução da velocidade do esvaziamento gástrico, auxiliando no controle da glicemia
  • Melhora do funcionamento intestinal
  • Diminuição da absorção do colesterol da dieta e redução dos níveis sanguíneos do colesterol ruim

A maior quantidade de energia fornecida pelo açaí é dada pelos ácidos graxos, que são as gorduras boas encontradas naturalmente no açaí.

A presença de ácidos graxos essenciais como ômega 6 e 9, e gorduras mono e poli-insaturada, auxiliam na manutenção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares.

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Açaí engorda?

O açaí ficou famoso por ser um alimento de alto valor energético e que engorda.

No entanto o que deixa o açaí mais calórico é o açúcar e outros ingredientes que são adicionados ao produto para deixá-lo mais adocicado, sem aumentar os benefícios.

Por exemplo, 100ml de açaí vendido pronto para consumo pode ter até 100 calorias em apenas 1 bola e 20g de carboidrato.

Assim como qualquer alimento, isoladamente, o açaí não engorda. Ou seja, seu consumo não causa diretamente o ganho de peso, a menos que seja associado a uma alimentação hipercalórica.

Por isso, prefira sempre consumir a fruta in natura ou a polpa pura.

O uso de xarope de guaraná com açaí é um exemplo desse tipo de produto que é muito consumido com a polpa do açaí (o famoso açaí na tigela), mas que possui elevado índice glicêmico, por se tratar de um açúcar refinado.

Portanto, ao comprar produtos e polpas, fique atento ao rótulo.

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Açaí emagrece?

Pela grande quantidade de fibras, fitoquímicos e gorduras boas, o açaí pode ser um aliado no processo de emagrecimento.

Mas é claro que ele deve ser consumido junto a uma  alimentação equilibrada, e combinado a prática regular de atividade física.

O açaí pode ser uma ótima opção para o pré-treino, fornecendo mais energia na hora de praticar os exercícios.

Além disso, as fibras são a maior parte dos carboidratos presentes no açaí, e elas são carboidratos não absorvíveis.

Ou seja, uma parte é utilizada pelas bactérias intestinais e a outra é eliminada pelas fezes.

Além disso, os carboidratos absorvíveis do açaí são de baixo índice glicêmico, garantindo energia por mais tempo e prevenindo o acúmulo de gordura corporal.

Como pode ser consumido?

O açaí é principalmente consumido na tigela e em forma de sucos, mas também pode ser ingerido in natura, em pó e até na forma de suplemento alimentar.

Vale lembrar que é muito importante conhecer a procedência e formas de processamento da fruta para garantir que os produtos tenham passado pelos processos de higienização e manipulação adequados, promovendo a segurança alimentar do alimento.

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Valor nutricional

A fruta in natura oferece  poucas calorias, como você pode ver abaixo:

  • Calorias: 63 calorias a cada 100 gramas
  • Carboidratos: 6,2g
  • Proteína: 0,8g
  • Gordura: 3,9g
  • Fibra alimentar: 2,6g

Além disso, é ricos em diversas vitaminas e minerais, sendo considerado umas das frutas com maior número destes micronutrientes, que são fundamentais para a regulação e bom funcionamento do organismo.

Alguns exemplos: Vitamina C, Vitamina E, Vitamina B1, Potássio, Cálcio, Cobre, Cromo, Manganês, entre outros.

O açaí também é riquíssimo em antioxidantes, como as antocianinas – já citado acima -, os compostos fenólicos e os carotenóides.

Agora que você sabe tudo sobre a fruta, pode consumi-la com moderação e sem medo!

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