chen yi - chines 7 anos abdômen trincado

Com abdômen ‘mais trincado do mundo’, chinês de apenas 7 anos chama atenção

Promessa da ginástica artística chinesa, menino de apenas 7 anos treina com a seleção nacional e tem abdômen ‘mais trincado do mundo’

O chinês Chen Yi, de apenas 7 anos, levou à internet à loucura nesta terça-feira. E não foram suas seis medalhas de ouro em uma competição regional que causaram isso, mas o seu abdômen.

Porque, de fato, não é comum ver uma criança com um shape tão trincado – o “six-pack” do atleta mirim chinês é de fazer inveja a muito marmanjo que rala todo dia na academia.

A divulgação da foto, claro, gerou revolta em algumas pessoas, que acreditam que crianças não devem fazer musculação. 

“A prática de atividade física para crianças deve ser primordialmente lúdica, com duração e volume de treino reduzidos e sem dar prioridade aos resultados”, disse o consultor de Educação Física da Iridium Labs, Fabio Pasetto (Cref 034971-G/SP), que também tentou explicar o caso de Chen Yi:

“A partir dos 7 anos, alguns estímulos de força já têm sido bem aceitos no meio acadêmico, desde que com fins esportivos ou de saúde. Algumas pessoas ainda têm muitos preconceitos com treinamento para crianças, mas desde que bem orientados e controlados por profissionais qualificados, eles podem auxiliar as crianças a se desenvolverem melhor fisicamente. Infelizmente alguns grandes clubes – ou nações, como no caso da China – acabam especializando as crianças de forma precoce, como no caso deste menino chinês”, disse, antes de deixar com sua opinião:

“Na minha opinião pessoal, treinamentos de 3 a 4 horas diárias para criança desta idade é algo absurdo e incabível. Criança precisa brincar e se desenvolver. De qualquer forma, no caso específico deste menino, é importante ressaltar que ele é um fenômeno genético. Se todas as crianças dessa idade treinasse como ele, pouquíssimas desenvolveriam esse shape”, completou Fabio.

A genética de Chen Yi, aliás, é ressaltada por sua própria família. Segundo o jornal indiano Deccan Chronicle, a mãe do atleta-mirim contou que ele “já nasceu muito forte”, que começou a andar muito cedo e que, com apenas 2 anos de idade, “já era capaz de puxar seu próprio peso numa barra horizontal utilizando apenas uma mão”.

chen yi

Nascido na província de Hangzhou, Chen Yi saiu da casa dos pais aos 5 anos de idade para treinar com a seleção de ginástica artística da China, país onde a retirada de crianças da tutela dos pais para treinamento esportivo de alta performance é algo relativamente comum – a China possui uma política agressiva de preparação de atletas olímpicos.

Há dois anos morando de segunda à sexta-feira longe da família e sendo preparado para ganhar medalhas de ouro em Jogos Olímpicos no futuro, Chen Yi mostra que o esporte na China é levado muito sério. E talvez (ou claramente) a sério demais. 

chen yi - menino chines abdômen

Comentários