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7 motivos para começar a fazer HIIT já na sua próxima sessão

Adicionar alguns HIITd no seu programa vai fazer você poupar tempo com cardio, ganhar força e músculos e garantir vários outros ganhos!

Pesquisas e estudos científicos já provaram: um treino convencional somado à treinos HIIT que incluam exercícios de resistência e cardio é o caminho mais efetivo para um shape insano.

Só isso já seria motivo para você começar a fazer um HIIT aqui e outro ali. Mas existem vários outros benefícios de usar essa técnica de treinamento.

O HIIT consiste em treino curtíssimos, onde cada exercício é feito com a maior intensidade possível e com intervalos entre cada um deles – por exemplo, um dos HIITs mais famosos (“Protocolo Tabata”) consiste em 8 ciclos de 20 segundos de exercício em intensidade máxima, seguidos por 10 segundos de descanso.

Quer mais motivos para começar a fazer HIIT já na sua próxima sessão? Então se liga:

7 motivos para começar a fazer HIIT já na sua próxima sessão

1- Eficiência

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Um treino HIIT oferece os mesmos resultados fisiológicos que um cardio, mas com muito mais benefícios e uma duração absurdamente menor – ou seja, você economiza uma quantidade considerável de treino a cada session.

Os HIITs são treinos aeróbicos e anaeróbicos, ao contrário do cardio tradicional que é apenas aeróbico. Os ganhos aeróbicos aumentam sua capacidade respiratória, mas são os ganhos anaeróbicos que constroem músculos.

Com os treinos HIIT, você vai aumentar sua resistência e ficar mais forte… ao mesmo tempo!

2- Queima de gordura

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O processo de queima de gordura depende de oxigênio – quanto mais oxigênio você tiver no corpo, mais gordura você vai queimar.

“Ah, mas isso qualquer cardio faz”. Verdade, mas isso só os HIITs fazem: eles aumentam a necessidade do corpo por oxigênio durante o exercício e cria uma situação que resulta na demanda contínua por oxigênio mesmo após o treino, já no processo de recuperação.

Assim, esse tipo de treino faz você queimar gordura mesmo depois que já saiu da academia e está em casa ou no trabalho.

É por isso que os HIITs são perfeitos para deixar seu corpo trincado!

3- Aumenta a produção de GH

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Os treinos HIIT aceleram naturalmente a produção do hormônio do crescimento no seu organismo. O GH, como é conhecido, é importante para a saúde, para aumentar a força e a disposição, na construção muscular e também para a queima de gordura.

Se você está na fase do cutting – já ganhou massa muscular e quer queimar gordura para ficar rasgado – deve saber como é difícil não perder músculos junto com a gordura. Então… o HIIT é perfeito para isso!

Um estudo recente mostra que nas 24 horas seguintes à prática de um treino HIIT, a produção de GH aumenta até 450% – isso impede que você perca massa muscular e queime apenas gordura!

4- Acelera o metabolismo

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A taxa metabólica basal é a medida para indicar quanta energia seu organismo consome em descanso, baseada em quanto Kj por hora são consumidos por cada quilo de peso corporal.

Quando você aumenta essa taxa – o que chamamos de “acelerar o metabolismo” – o consumo energético é maior, o que significa que você manterá seu corpo trabalhando mais, por mais tempo, e isso é fundamental para uma boa saúde – além, claro, de ser um grande aliado na perda de peso.

Após um treino HIIT, o taxa metabólica basal aumenta consideravelmente por até 48h!

5- Saúde cardíaca e resistência

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Sabe aquele momento, depois de um exercício intenso, em que você mal consegue respirar e que seu coração parece que vai sair pela boca? Então, a maioria dos marombas provavelmente não sabe… mas deveria!

Um estudo de 2006 descobriu que depois de dois meses fazendo HIITs, os atletas analisados dobraram suas performances na bicicleta, sem perder velocidade.

Além disso, como funciona tanto como um treino aeróbico quanto anaeróbico, o HIIT otimiza absurdamente sua saúde cardiovascular – e isso inclui um coração mais saudável e funcinando perfeitamente.

6- Prático e versátil

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Você pode fazer um treino HIIT sem equipamento nenhum. Pode fazer até em casa. Mas, mais do que isso, pode fazer centenas de exercícios diferentes.

Não tem comparação com a monotonia do cardio tradicional – horas na esteira ou na ergométrica, por exemplo.

Você pode correr, saltar, pedalar, pular corda, fazer exercícios de peso corporal… enfim, infinitas alternativas – até nadar.

O importante é acelerar seus batimentos cardíacos até cerca de 85% do seu limite ou sua respiração acelerada numa nota 8 ou 9, em escala de 0 a 10.

Os HIITs são fáceis, práticos, dinâmicos… e grátis, na maioria das vezes.

7- Desafiador

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O HIIT não é um treino que você pode fazer batendo papo com um amigo, lendo uma revista, assistindo TV ou cantando. Você vai trabalhar pesado o tempo todo!

Mas todo esse esforço vale a pena: além dos benefícios citados aí em cima, você vai se desafiar a cada sessão. Treinar ainda mais pesado, chegar ainda mais longe, acelerar ainda mais seu metabolismo.

E os resultados virão – o que também vai te motivar a querer superar seus limites e recordes toda vez que for treinar.

E aí, pronto pra começar a fazer HIITs?

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