5 verdades surpreendentes sobre musculação - cansaço energia

5 verdades surpreendentes sobre musculação que ninguém acredita

Existem verdades sobre musculação que pouca gente conhece, mas que podem mudar sua vida na academia. Veja se você já sabia de todas!

A musculação é cheia de mitos, de boatos, de histórias que ganham força dentro das academias, são tomadas como verdades – mesmo não sendo reais – e todo mundo acredita. Mas existem também algumas verdades que quase ninguém conhece ou  acredita – mesmo sendo reais.

São fatos que podem fazer diferença no seu treino e nos seus resultados.

Às vezes, essas verdades são desconhecidas por causa de mitos que as contradizem. Às vezes, é só falta de informação mesmo.

O fato é que essas verdades são reais, e você precisa conhecê-las. Veja abaixo a nossa lista com 5 delas.

5 verdades surpreendentes sobre musculação que ninguém acredita

1- Você pode faltar no treino

A maioria das pessoas adora o papo de que “você deve superar qualquer coisa e treinar todos os dias”. Mas na realidade não é bem assim. Claro que preguiça não é motivo para deixar de treinar, mas em alguns casos é melhor faltar a uma sessão ou outra do que treinar longe das condições ideais.

Lesões – mesmo as pequenas -, problemas pessoais ou emocionais, entre outras coisas, podem fazer com que você treine mal, desconcentrado e sem foco e, nesses casos, o treino não vai render nada de bom – pelo contrário, pode render uma boa lesão (ou o agravamento da sua).

É verdade que você deve ser esforçar para treinar o máximo possível, deve ter disciplina, respeitar sua programação, e nunca inventar desculpar para faltar num treino. Mas não caia nessa de que você tem que treinar a qualquer custo, porque isso nem sempre é verdade.

2- Corrida não é a melhor forma de queimar gordura

5 verdades - corrida esteira

 

Não é mesmo. A gente até já listou em um outro post 4 exercícios que queimam mais calorias que a corrida.

A gente bate na tecla do HIIT porque, além de ser prático e possível de ser realizado com qualquer tipo de treino cardiovascular, ele mostrou resultados excelentes na manutenção da queima de calorias por até 48 horas. Metabolismo alto = maior queima de gordura.

Portanto saiba que correr por correr não é o melhor para queimar gordura – sprints, por outro lado, são interessantes, porque têm intensidade muito maior.

Isso não significa que corrida é uma má opção de cardio, porque não é mesmo. Mas se você não gosta de correr, saiba que existem opções até melhores para queimar gordura.

3- Alongamento é bom e não atrapalha a hipertrofia

5 verdades - alongamento

Quando realizado com tensão moderada e por um período curto de tempo, o alongamento é complementar e benéfico à musculação – e não… ele não diminui a força durante os treinos. Pelo contrário: o alongamento pode levar a uma otimização da hipertrofia muscular, pois um músculo flexível vai gerar ainda mais força.

O ideal é alongar os músculos que não forem treinados no dia, ou então fazer um alongamento completo em dias separados do treino de hipertrofia.

4- Cansaço não é necessariamente sinal de que o treino foi bom

5 verdades - cansaço

No pain no gain é a frase mais usada por marombeiros em toda a história.

No entanto, cansaço e dor no pós-treino não são necessariamente indicadores de bons resultados. “Muita gente começa a treinar achando que a quantidade de exercícios interfere no resultado final e daí exageram na medida, descansam pouco, malham demais e assim comprometem a saúde”, explica a personal trainer Valéria Alvim.

Treinar pesado e ficar exausto são coisas diferentes.

Por exemplo: você dá o seu máximo na session, segue seu programa de treino à risca, faz os exercícios com muita carga, sempre na beira da falha e buscando melhorar em relação à sessão anterior. O treino foi rápido e você ainda tem energia… mas a missão foi cumprida.

Por outro lado, você pode chegar na academia, fazer exercícios quaisquer, sem propósito, foco ou programação adequada, mas por usar técnicas como dropset e superset – mesmo que não tenha nenhum propósito para isso – sai morto de cansaço.

É evidente que a primeira opção, mesmo que não leve ao cansaço extremo, é muito melhor. Cansaço não significa que o treino foi bom. Ponto.

5- Treinos de até 1h são mais que suficientes

5 verdades - uma hora

Se você não é um atleta profissional, treinos curtos são suficientes para obter bons resultados. Às vezes, uma sessão de míseros 20 minutos, com intensidade e densidade elevadas, já pode ser suficiente.

Mais importante do que treinar por longos períodos é adequar a dieta para potencializar a hipertrofia, dormir e descansar bem para ter uma maior recuperação e liberação hormonal, e treinar com intensidade elevada.

O melhor de tudo é que treinar menos traz ainda mais resultados. Uma pesquisa concluiu que 10 minutos de exercício mais intenso produzem o mesmo efeito que 45 minutos de atividade moderada. Superséries, dropsets, bisets e afins são bem-vindos pra encurtar o tempo de descanso entre as séries – mas, claro, não dá para sair fazendo esse tipo de coisa por conta própria. Converse com um educador físico!

E aí, descobriu alguma novidade? Qual dessas verdades da musculação podem mudar seus treinos (e seus resultados) para melhor?

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