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5 verdades sobre musculação que a ciência comprova

O embasamento científico faz com que algumas afirmações sobre treino e musculação sejam praticamente inquestionáveis. Veja 5 delas!

O universo da musculação é um campo científico fértil. Não são poucos os estudos que analisam diversas questões ligadas ao esporte. E toda essa dedicação dos cientistas produziu verdades praticamente inquestionáveis.

Só não são absolutamente inquestionáveis porque de vez em quando estudos são revistos, novas descobertas são feitas, e tudo muda.

Mas, até que isso aconteça, até que alguém consiga provar por “A mais B” que uma teoria é equivocada, um estudo é um fato e sua conclusão é uma verdade.

Neste post, vamos mostrar 5 dessas verdades sobre musculação. Que só deixarão de ser quando alguém provar o contrário. Confira!

5 verdade sobre musculação que a ciência comprova

1- A intensidade importa

verdades musculação

A intensidade é um dos fatores mais importantes na hora do treino, junto com o volume (número de séries).

A diferença é que o volume só passa a ter relevância quando você está fazendo isso com intensidade – ou, para ficar claro, fazer 200 séries sem intensidade não vai te proporcionar resultado algum.

Todas as questões biológicas envolvidas no processo de desenvolvimento muscular – estresse metabólico, recrutamento de fibras musculares, dano e reparação musculares, etc. – aumentam quando a intensidade aumentam. O resultado é uma síntese proteica no nível mais alto.

Usar técnicas de alta intensidade é essencial – obviamente, não o tempo todo, e sempre com acompanhamento de um especialista.

2- O overtraining pode estagnar seus ganhos

verdades musculação - cansado

Você já deve saber que, na academia, você apenas “estimula” o crescimento muscular. Porque isso acontece de verdade no repouso… quando você está descansando!

Se você não dá ao seu corpo tempo para ele se recuperar do treino – e já emenda outra sessão – você não vai crescer. Simples assim.

É preciso dar tempo de recuperação para os seus músculos após cada treino, e só assim você vai crescer.

Treinar demais, com sessões muito longas, todos os dias, uma atrás da outra, de noite e de manhã… isso não vai te ajudar a chegar mais rápido nos seus objetivos. Pelo contrário!

3- Alguns exercícios são melhores do que outros

verdades musculação - supino

Estudos de eletromiografia (EMG) são inquestionáveis – eles mostram o quanto um músculo é ativado durante a realização de um exercício.

E esses estudos já mostraram quais são os melhores exercícios para cada grupo muscular em um treino de hipertrofia.

É claro que seu treino deve conter outros exercícios também, mas nunca deixe de fora do seu treino:

– PERNAS: agachamento
– QUADRÍCEPS: cadeira extensora
– POSTERIOR DE COXA: mesa flexora
– PANTURRILHA: panturrilha máquina
– OMBROS: desenvolvimento
– BÍCEPS: rosca concentrada
– PEITO: supino declinado com halteres
– TRÍCEPS: tríceps testa declinado
– TRAPÉZIO: encolhimento
– ABDOMINAL: elevação de joelho na barra
– COSTAS (lombar): levantamento terra
– COSTAS: remada curvada

De novo: esses não são os únicos exercícios que você deve fazer – são os mais eficientes. E só vão ter bons resultados quando realizados junto com outros exercícios!

4- Dormir bem faz toda a diferença

verdades musculação - sono

Dormir pouco causa alterações de humor, depressão, ansiedade, enfraquece o sistema imunológico e – você deve saber – impede seus ganhos musculares.

Estudos já mostraram que pessoas que dormiram 4h por noite tiveram nível de testosterona 60% menor que aqueles que dormiram 8h.

Quase 70% dos hormônios produzidos por seu organismo são liberados enquanto você dorme – e é por isso que grande parte do crescimento muscular acontece neste momento.

Se você quer crescer de verdade, precisa dormir bem – idealmente entre 7 e 9 horas por dia. Ponto – a gente até já fez um post exclusivamente sobre esse assunto aqui no Feito de Iridium.

5- Suplementação é essencial

verdades musculação - suplemento

Os suplementos alimentares são essenciais para quem quer crescer ou ter um shape insano. É um fato – pelo menos no que diz respeito a maximizar e acelerar os resultados.

Vários suplementos (ou os ingredientes de suas fórmulas) têm ação e eficácia cientificamente comprovados – Whey Protein, Creatina, Termogênico, Pré-treino, Soma Pro, e muitos outros.

O que varia é a necessidade de cada pessoa. Mas é indiscutível que, para ter os melhores resultados possíveis na academia, seu corpo precisa de substâncias que, na maioria das vezes, são difíceis de obter apenas através da alimentação.

Não necessariamente você precisa de todos os suplementos que existem – mas muito provavelmente teria resultados melhores e mais rápidos com um ou outro deles.

Converse com um nutricionista, vá a um médico endocrinologista, veja onde está sua necessidade de suplementação…. e escolha um produto que faça isso por você!

 

 

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