supino com halteres

5 vantagens de fazer supino com halteres ao invés da barra

Supino com halteres e ou barra? A disputa é polêmica, mas aqui vamos apresentar 5 motivos para você escolher a primeira opção nos seus treinos!

Existem algumas disputas polêmicas quando o assunto é musculação. Pesos livres ou aparelhos? Caseína ou Whey Protein? Multiarticulares ou isolados? Hoje, vamos falar de outra: supino com halteres ou barra?

Treinar com halteres é uma ótima opção se você quer ganhar força e massa muscular. E, atualmente, cresce o número de especialistas que defendem que este equipamento é muito melhor que a barra.

Aqui, vamos mostrar 7 motivos que explicam um pouco essa afirmação. Mas calma! A ideia não é fazer você usar só um deles, porque não existe verdade definitiva e absoluta a esse respeito.

Ambos os equipamentos têm suas vantagens e desvantagens, e a ideia aqui é chamar a atenção para os benefícios de um deles.

Veja e, depois, conte sua opinião nos comentários: você concorda? Qual equipamento você prefere? Por que?

Se liga:

5 vantagens de fazer supino com halteres ao invés da barra

1- Estabilização e ativação

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Um estudo eletromiográfico comparou as correntes elétricas geradas no bíceps, tríceps e peito no supino com halteres, supino com barra e supino no smith.

Os dois primeiros tiveram resultados bem parecidos no tríceps e peitoral, mas no bíceps ocorreu uma ativação muito maior durante o supino com halteres.

A explicação é a estabilização necessária para fazer o supino com halteres, que recruta mais fibras musculares e, no fim das contas, é mais eficiente na hipertrofia do que os outros.

2- Equilíbrio muscular

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Como trabalha de forma unilateral, ou seja, um lado do corpo de cada vez, o supino com halteres permite que você corrija eventuais desequilíbrios musculares ou de força.

Se um braço é menor ou mais fraco que o outro, por exemplo, você consegue focar apenas naquele que necessita de mais atenção e trabalho.

Por isso, o treino com halteres favorece um corpo simétrico – tanto estéticamente, quanto de força.

3- Segurança

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Essa vale especialmente para quem treina sozinho.

Imagina você fazendo supino com uma carga elevada na barra e alguma coisa não sai como você imaginava. A possibilidade de você se machucar ou causar um acidente é enorme.

Com os halteres, isso absolutamente não existe. Deu ruim? Solte os pesos e pronto.

4- Maior amplitude de movimento

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A amplitude de movimento é importante na hipertrofia. Quanto maior ela for, mais fibras musculares serão recrutadas durante o exercício, permitindo o maior ganho de massa muscular.

No treino com halteres, a amplitude é bem maior, porque você pode fazer o movimento até o limite da articulação – com a barra, o equipamento estabelece o limite do movimento, mais curto que sua articulação permitiria.

5- Liberdade de movimento

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Quando você faz supino com a barra, seus ombros e braços ficam numa posição fixa, com uma variação de movimento mínima – a grande variação possível neste tipo de exercício é a pegada e a inclinação do tronco.

Por outro lado, no supino com halteres oferece uma liberdade de movimento muito maior. Isso permite que você trabalhe determinados músculos de forma mais específica e te dá a possibilidade de evitar dores.

E aí… você concorda que o supino com halteres é uma opção melhor do que com a barra?

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