exercicios leg press

5 exercícios que não farão falta nenhuma no seu treino

Os exercícios mais populares não são necessariamente os melhores. Veja 5 exercícios que não farão falta nenhum se você tirar do seu treino!

Ter uma boa variedade de exercícios no treino é essencial… mas isso não significa que você precisa fazer todos os exercícios que existem no mundo.

Pelo contrário: o ideal é escolher uma variedade que permita diferentes estímulos, mas sem exagerar, para poder fazer cada um com a atenção e a intensidade adequadas.

E existem alguns exercícios que são “superestimados”. Exercícios famosos e que todo mundo gosta de colocar no treino… muitas vezes sem a menor necessidade.

Os exercícios mais populares não são necessariamente os melhores!

Por isso, fizemos esta lista com os 5 exercícios que você pode tranquilamente tirar do seu treino. Mesmo sendo famosos, eles não são necessários. Confira!

5 exercícios que não farão falta nenhuma no seu treino

Importante citar: não são exercícios inúteis que você não deve fazer em nenhuma hipótese. Pelo contrário – a maioria dos exercícios aqui são bons.

O ponto é que eles não são os melhores para o grupo muscular ao qual são voltados, além de muitas vezes serem redundantes, porque você já trabalha o músculo mais efetivamente com outro exercício.

A lista não é de exercícios ruins, mas de exercícios que não são obrigatórios no seu treino e que podem abrir espaço para trabalhos musculares mais úteis!

1 – Leg Press

exercicios-que-nao-farao-falta-leg-press

O primeiro da lista é o Leg Press.

Não se engane: o Leg Press é um excelente exercício. No entanto, ele pode ser facilmente substituído por outro exercício que é ainda melhor e mais efetivo: o agachamento!

No fim das contas, muita gente curte o Leg Press porque ele é ótimo para o ego – quem nunca viu alguém levantando 39284729384612 quilos nesse exercício?

Mas, mesmo para quem treina pesado e levanta muitos quilos no Leg Press, o agachamento é mais eficiente.

Experimente no seu treino de perna focar no agachamento e suas variáveis. Além de recrutar mais fibras musculares, o agachamento trabalha de forma integral o core (musculatura do núcleo do corpo), ativando abdômen e paravertebrais.

2 – Pec Deck

exercicios-que-nao-farao-falta-pec-deck

Não é um exercício ruim para ganhar massa muscular. Na verdade o conceito é que está errado.

Treinar muito peitoral vai te levar a uma postura cifótica, ou seja, com a região torácica das costas arredondada e os ombros pra dentro. Aquela típica postura fechada de quem trabalha muito no computador ou joga muito videogame.

Não deixe de treinar peitoral por esse motivo. Mas foque nos exercícios compostos, como o supino e o supino inclinado, e capriche mais nos exercícios de dorsais, como as remadas ou puxadas.

Isso vai melhorar sua postura e deixar seu peitoral com uma aparência melhor.

A proporção ideal varia de 1:1,5 ou 1:2. Ou seja a cada série de peitoral faça 1,5 a 2 vezes mais dorsais!

3 – Encolhimento

exercicios-que-nao-farao-falta-encolhimento

Os marombas adoram esse exercício. Podem levantar quase uma tonelada na barra.

Mas se você trabalha ou estuda sentado em frente ao computador já fica nessa posição de ombros encolhidos a maior parte do tempo. Se você não quer sobrecarregar seu trapézio ou pescoço, prefira não fazer esse exercício.

Se você faz levantamento terra, remadas altas com a barra ou o clean, você já tem estímulos o suficiente para estimular de forma intensa seu trapézio sem sobrecarregá-lo.

4 – Cadeira flexora

exercicios-que-nao-farao-falta-cadeira-flexora-2

 

Está na fisioterapia ou reabilitando alguma lesão? Se não é o caso, passe a cadeira flexora!

Novamente: este não é um exercício ruim, mas existem melhores!

O levantamento terra e o stiff (ou romanian deadlift) são os melhores exercícios para a cadeira posterior. Recrutam muito mais unidades motoras do que a cadeira e a mesa flexora, além de estimularem o sistema neural e metabólico de forma muito mais efetiva.

Prefira fazer mais séries dos melhores exercícios do que ficar variando com os exercícios menos efetivos.

5 – Puxada por trás

exercicios-que-nao-farao-falta-puxada

Se você tiver a mobilidade de ombro necessária para a execução adequada, não há nada de errado com esse exercício. Mas a maioria dos caras de academia não são tão flexíveis e acabam mudando a mecânica, levando a cabeça à frente, sobrecarregando a articulação cervical e do ombro.

Faça a puxada pela frente ou barras levando a barra no peito. São suficientes para bombar suas costas por inteiro.

 

 

Comentários