5 dos melhores exercícios de peso corporal para o tríceps

Existem várias formas de trabalhar os tríceps, e uma ótima opção são os exercícios de peso corporal. A gente listou alguns dos melhores aqui.

Os tríceps ocupam basicamente dois terços da porção superior dos seus braços. Só isso já seria o suficiente para você se preocupar com o desenvolvimento desse músculo. Só que ainda tem mais.

Além do impacto no visual, os tríceps são essenciais para diversos movimentos comuns – tanto do seu dia a dia, quanto do seu treino ou esporte – de assinar um papel a dar uma braçada de natação.

Basicamente, qualquer movimento que envolva extensão de cotovelos tem o trabalhos dos tríceps envolvido. Logo, fica claro que esse músculo precisa ser trabalhado, certo?

Existem milhares de formas de fazer isso, e uma delas é com exercícios de peso corporal. A vantagem principal desse tipo de treino é que eles podem ser realizados por pessoas dos mais diferentes níveis de experiência e sem a necessidade da academia.

Isso não significa que se você fizer apenas exercícios de peso corporal seus tríceps vão ficar gigantes. O ideal é um treino equilibrado, com diferentes tipos de exercício.

Mas é fato que os exercícios de peso corporal para o tríceps são uma ótima opção. E a gente listou algumas das melhores escolhas aqui. Se liga:

5 dos melhores exercícios de peso corporal para o tríceps

1- Mergulho

mergulho peito tríceps peitoral

O mergulho é simples, prático, versátil… e um dos melhores exercícios que você pode fazer para os tríceps.

A gente já falou bastante sobre esse movimento neste outro post aqui, mas o fato é que além do poder de ativação, o mergulho ainda pode ser feito em barras paralelas, bancos, cadeiras, barra fixa, ou até no chão. Isso permite que você faça esse exercício em qualquer lugar, seja na academia ou na sua casa.

2- Flexão Diamante

flexao diamante

Uma pequena mudança em relação à flexão tradicional, mas que faz toda a diferença na ativação muscular. O diferente posicionamento de mãos e braços diminui a ativação de peito e bíceps e aumenta a de tríceps.

É claro que, como toda flexão, continuará sendo um ótimo exercício para a musculatura peitoral, mas, neste caso, capaz de trabalhar com intensidade elevada os seus tríceps.

Essa variação de flexão também é ótima por sua simplicidade: basta assumir uma posição de flexão tradicional e, ao invés de deixar as mãos longe uma da outra, fazê-las se encontrar em frente ao peito – com os dedos polegar e indicador de cada uma se tocando.

3- Prancha Dupla

prancha dupla

A prancha dupla é uma mistura de prancha com flexão, que ativa intensamente os músculos dos braços, em especial os tríceps.

É um movimento simples, que pode ser realizado em absolutamente qualquer lugar (plano, claro) e que vai te ajudar a compor um treino eficiente de tríceps.

Ao fazer o movimento alternado entre as pranchas alta e básica, esse exercício dinâmico e composto vai queimar seus músculos. Se você não acredita, tente fazer mais 10 ou 15 reps e conte nos comentários como foi sua experiência.

4- Escada Horizontal

monkey bar - escada horizontal

A escada horizontal é muito mais do que um equipamento de playground infantil. Ele permite uma série de exercícios de peso corporal que são sensacionais para os adultos, capazes de trabalhar força e postura corporal de forma muito eficiente.

Não apenas os tríceps podem ser trabalhados, como também bíceps, dorsal, core e ombros. Como aqui o assunto é tríceps, a recomendação é evitar o exercício em que você coloca uma mão numa das barra, e a outra na seguinte.

O ideal é fazer o movimento com as duas mãos: primeiro uma mão, depois a outra, claro, mas chegando ao ponto de ficar com as duas mãos na mesma barra.

Outra opção é fazer o movimento de lado, mas da mesma forma: as duas mãos se encontram a cada barra.

5- Alongamento

alongamento triceps

Sim, é isso mesmo que você leu. Alongamento. É claro que esse movimento não vai fazer seus tríceps ficarem gigantes e trincados, mas acredite: ele é fundamental.

A maioria das pessoas não faz nenhum tipo de alongamento, o que compromete mobilidade, flexibilidade e outras capacidades que, no final, impactam na sua performance. Alongamento de tríceps, então, é raríssimo.

Só que fazer esse movimento pode reduzir dores e risco de lesão, e ainda é um ótimo parâmetro para saber o nível de mobilidade dos seus ombros – o que pode indicar a necessidade de um treino específico para desenvolver essa qualidade.

Não seja preconceituoso e faça. Não apenas para os tríceps, claro, mas também para eles.

Comentários