agachamento

5 erros que podem acabar com os benefícios do agachamento

O agachamento é um dos exercícios mais completos e importantes que você pode fazer… mas é preciso fazê-lo direito, ou não servirá para nada!

Se você olhar com atenção, vai descobrir um dado interessante: a maioria dos bodybuilders que têm pernas gigantes e trincadas têm o agachamento como base do treino desse grupo muscular.

Mas o agachamento é mais do que um exercício para quadríceps, isquiotibiais, panturrilha e glúteos.

Se executado corretamente, pode ajudar a desenvolver a musculatura do abdômen, melhorar a mobilidade e fortalecer a articulação dos joelhos, entre outros benefícios.

Só que, como falamos, é preciso fazer o exercício corretamente. Como a maioria das atividades físicas, a má execução pode custar caro.

Então, veja, abaixo, 5 erros comuns no agachamento, que você deve evitar a todo custo para ter os melhores resultados!

5 erros que podem acabar com os benefícios do agachamento

1- Desalinhamento

agachamento 2

É comum inclusive com atletas experientes e avançados, e pode comprometer todo o exercício.

Quando for fazer agachamento, lembre de manter o corpo alinhado embaixo da barra. Mãos, tronco e pés devem estar posicionados uniformemente para otimização da performance – e dos resultados!

Se você deixar um pé apontando pra um lado, o outro pé para o outro; uma mão na ponta da barra, a outra no meio; o tronco desequilibrado para um lado… alguma dúvida de que o exercício só vai fazer mal?

Preste atenção à sua postura!

2- Falta de planejamento

agachamento 3

Montar um treino adequado é tão importante quanto se alimentar bem, treinar com intensidade de descansar direito.

Se você quer focar no tronco e, especialmente, membros inferiores, precisa fazer mais agachamento. E para fazer mais agachamentos, você precisa fazer muitos, e em boas condições.

Então, faça um planejamento adequado. Por exemplo, se a segunda-feira é um dia puxado no trabalho, que deixa muito cansado, a terça de manhã (ou à noite da segunda) não é um bom horário para este treino – deixe para fazer aqueles que não estão entre suas prioridades.

Divida os seus treinos de acordo com sua rotina e, claro, suas prioridades. Os mais importantes para você são os que merecem mais atenção!

3- Caminhada inútil

agachamento 6

O exercício chama agachamento, não caminhada com pesos. Sair andando pela academia com a barra nas costas só vai te fazer passar vergonha – e eventualmente se machucar.

Três ou quatro passos são mais do que suficientes – um para sair da estação de agachamento, outro posicionando um pé adiante e o terceiro para trazer o outro pé para a mesma posição. No máximo um quarto, para deixar os pés paralelos. E só!

Você deve direcionar sua concentração e sua energia para a barra e a execução do movimento de agachamento, não para andar.

Sair andando durante o exercício não vai te oferecer absolutamente nenhum benefício.

4- Corpo mole

agachamento 7

 

Não é “corpo mole” no sentido de fazer menos do que você poderia – apesar que isso também certamente prejudicaria seu treino. É “corpo mole” no sentido literal da palavra.

Se você não consegue manter seu corpo firme, músculos tensionados, posição ereta, o agachamento pode ser até perigoso para você – a carga adequada na barra também interfere nisso.

Mantenha os músculos do corpo todo sob tensão e direcione toda essa força à barra – ou ela vai vai se direcionar contra você.

Quer fazer um squat sinistro? Sem corpo mole!

5- Ignorar a técnica

agachamento 8

Fazer agachamento direito é uma habilidade. E, como tal, precisa ser treinada, praticada, desenvolvida. A execução do movimento é essencial!

Faça cada série, cada rep, como um aprendizado, até chegar ao movimento perfeito – e, quando isso acontecer, todos deverão ser iguais.

Existe um papo antigo entre powerlifters que diz que cada centímetro do agachamento equivale a 10 kg a mais de carga. Ou seja, um vacilo pequeno pode custar a efetividade do exercício.

Não faça o agachamento em “modo automático”. Preste atenção em tudo que acontece durante o exercício. Só assim você vai dominá-lo e extrair o máximo dele!

Comentários