5 erros lesão - spotter

5 atitudes na academia que provavelmente vão te custar uma lesão

Algumas coisas que você faz na academia podem aumentar radicalmente o risco de você sofrer uma lesão – e ficar sem poder treinar. Veja 5 delas!

Com dor, sem ganho. Se a dor é por causa de uma lesão, a versão adaptada do lema “no pain, no gain” é real: se você se machucar na academia, não vai crescer nem conquistar crescimento muscular nenhum.

E existem alguns hábitos ou atitudes que certamente vão aumentar e muito as chances disso acontecer com você.

Nesta lista, separamos alguns erros na academia que provavelmente vão te custar uma lesão. “Provavelmente”, porque até existe a chance de você se safar. Mas, considerando que uma lesão vai te impedir de treinar e de atingir seus objetivos, se arriscar por tão pouco não faz o menor sentido. Se liga:

5 atitudes na academia que provavelmente vão te custar uma lesão

1- Não fazer uma progressão adequada

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Esse é possivelmente o principal causador de lesões nas academias. Fazer um exercício para o qual você não está preparado, ou usar uma carga acima da que você deveria é praticamente a certeza de uma contusão a caminho.

É fundamental dar um passo de cada vez. Não deixe a sensação de que você é muito forte, experiente e preparado se sobreponha à razão. E tente controlar a ansiedade. O passo maior que a perna pode custar caro.

Antes de fazer exercícios avançados, você tem que passar pelo básico e pelo intermediário. E suba as cargas com calma, sem pressa. Também é importante ficar atento ao volume do seu treino: foque na qualidade, não na quantidade.

2- Overtraining

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Aqui no Feito de Iridium a gente já falou bastante sobre a importância do descanso e do processo de recuperação muscular.

Treinos com intervalos curtos entre eles, sem uma boa alimentação e suplementação, sem uma boa noite de sono, etc, vai levar ao overtraining, que pode fazer você catabolizar e causar lesões.

Se durante um treino você se sentir cansado, fraco e afins, provavelmente você não saiu da linha desde a sessão anterior e, neste caso, o melhor que você pode fazer é ir pra casa, descansar, se recuperar e só então voltar a treinar.

Do contrário, além de um treino inútil para qualquer que seja seu objetivo, chance de você ter uma lesão muscular é altíssima.

3- Não variar os exercícios

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Todo mundo tem seus exercícios preferidos. E todo mundo tem um músculo ou grupo muscular que seja o alvo principal dos treinos. Mas fazer sempre o mesmo movimento pode ser perigoso – e ineficiente.

Ineficiente porque os músculos se adaptam aos estímulos, e a repetição exagerada diminui a eficácia do exercício – é preciso variar os estímulos para ter os melhores resultados.

Perigoso porque a repetição pode causar lesões. Fazer sempre o mesmo exercício pode resultar em lesões por repetição de esforço – como a tendinite.

A repetição impõe um grande estresse nas articulações, ligamentos, músculos e tendões, e é por isso que você precisa variar o estímulo e aliviar essa tensão.

4- Fazer supino sozinho

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Essa vale especialmente para quem faz supino com cargas muito elevadas, ou faz séries até a falha. É essencial ter um spotter ou dois com você.

Spotter é aquele cara que vai ficar do seu lado enquanto você faz o exercício, para ajudar a colocar a barra no suporte quando você atingir a falha ou se tiver algum problema.

É fácil – e comum – se machucar no supino quando a carga é muito alta ou quando se atinge a falha muscular, e ter alguém do lado para evitar que isso acontecça, acredite, é fundamental.

Até porque, nesses casos, a lesão pode ser bem séria.

5 – Não aquecer corretamente

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O aquecimento é essencial em qualquer treino. Ele melhora a performance e evita lesões.

Um breve aquecimento, com exercícios de ativação muscular e outros de alongamento, faz a temperatura do corpo subir e o fluxo sanguíneo aumentar.

Isso significa que seus músculos vão receber mais oxigênio e que eles poderão contrair e relaxar mais rapidamente, melhorando sua amplitude de movimento, que, por sua vez, está diretamente relacionada com a eficiência do seu treino.

Lembre de aquecer antes de cada sessão. Poucos minutos que podem fazer os resultados virem muito mais rápido, e que certamente diminuirá os riscos de lesões.

MInotauro - Pré treino

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