5 alimentos energéticos pré-treino

Os 5 melhores alimentos energéticos para seu pré-treino

A alimentação pré-treino é essencial para uma melhor performance – e para crescer mais e mais rápido. Veja os melhores alimentos para chegar lá!

A alimentação que você faz antes de se exercitar – chamada de alimentação pré-treino – é essencial para quem quer crescer.

A principal função da alimentação pré-treino é melhorar o desempenho durante a atividade física e evitar que o organismo fique fadigado – e esse tipo de coisa certamente vai te ajudar no desenvolvimento muscular.

Por isso, os principais alimentos de uma boa alimentação pré-treino são os carboidratos. São eles que vão te dar a energia que seu corpo precisa para treinar mais e melhor.

No entanto, muita gente acha que a alimentação pré-treino se resume a ingerir carboidratos indiscriminadamente um pouco antes do exercício, mas a verdade não é bem assim.

Em primeiro lugar, porque a alimentação pré-treino também pode incluir proteínas. Elas não são tão importantes neste momento quanto os carboidratos, mas são uma boa se você está em busca de hipertrofia muscular.

Em segundo lugar, porque nem todos os carboidratos são importantes. Os provenientes de pão branco e açúcar, por exemplo, são digeridos muito rapidamente e aumentam a taxa de glicose, causando picos muito altos e quedas muito bruscas de energia, o que é péssimo.

Para deixar a escolha dos alimentos da sua refeição pré-treino mais fácil, preparamos uma lista com os 5 melhores alimentos energéticos para você ingerir antes de treinar.

Vale lembrar que a alimentação pré-treino deve ser feita idealmente cerca de 1 hora antes do exercício – no entanto, se você não tiver nenhum desconforto, pode fazer isso até meia hora antes do treino.

Confira a lista abaixo e aproveite!

Os 5 melhores alimentos energéticos para seu pré-treino

Batata-doce

5 alimentos energéticos pré-treino - batata-doce

O sucesso da batata-doce como um dos principais alimentos para quem treina está relacionado ao seu índice glicêmico (IG). Quando comparado com a batata inglesa, esse carboidrato apresenta IG menor, e isso a faz especial para ser consumida durante todo o dia, principalmente antes do treino.

Quanto menor o IG do alimento, mais lentamente ele será absorvido e menos picos de glicemia serão causados. Por isso, alimentos com baixo IG são excelentes para serem consumidos no pré-treino!

Além disso, a batata-doce é rica em cálcio, ferro, potássio e fósforo e vitaminas A e B.

Tapioca

5 alimentos energéticos pré-treino - tapioca

A tapioca tem alto índice glicêmico, mas mesmo assim é um ótimo alimento pré-treino. O ideal, para contornar este problema, é escolher um recheio proteico e assim diminuir o índice glicêmico da refeição.

A tapioc é uma ótima fonte de carboidrato e, em conjunto com alguma fonte proteica – ovos, frango, queijo cottage, atum e afins são boas opções – irá fornecer a energia ideal durante o treino.

Outra dica para diminuir mais ainda o IG da tapioca é adicionar 1 colher (sopa) de farelo de aveia ou de semente de chia ou de farinha de quinoa ou de amaranto para cada 2 colheres de goma de tapioca.

Mas atenção: não misture esses ingredientes antes de levar a goma ao fogo – coloque somente depois que a tapioca se formar (ainda na frigideira, antes dos recheios).

Açaí

5 alimentos energéticos pré-treino - açaí

Além de um ótimo energético, por seu alto teor calórico, a polpa do açaí ainda é fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio.

A fruta brasileira ainda se destaca como uma excelente fonte de gorduras boas – em cerca de 300g do alimentos, um homem adulto obtém aproximadamente 12g de lipídios, mais de 25% da sua necessidade diária do nutriente.

Importante ressaltar que é importante priorizar as versões naturais de açaí, sem adição de açúcar, xarope de glicose e outras “gordices” – frutas e granola estão liberadas.

Banana

5 alimentos energéticos pré-treino - bananas

A banana é uma ótima opção de fornecimento rápido de energia. Ideal para ser consumido antes do treino, quando não há um período grande entre a refeição e a realização da atividade física.

Além da grande quantidade de carboidratos de fácil digestão, a fruta ainda é rica em potássio e vitaminas B2 e B6.

Experimente consumir a banana com canela ou cacau para potencializar ainda mais seus efeitos!

Cereais integrais

5 alimentos energéticos pré-treino - cereais integrais

Os cereais integrais também são uma boa opção para sua refeição pré-treino.

Você pode fazer uma mistura de cerais, como uma espécie de farofa ou granola, e comer antes do treino – puro ou misturado com uma fruta, suco ou até salada.

Uma ideia é misturar aveia, quinoa e amaranto, e comer com banana.

Os cereais integrais são ricos em carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo e que dão mais disposição por tempo prolongado.

Outras possibilidades de cereais integrais são o centeio, o trigo em grãos e outros.

E aí, qual seu preferido?

É importante lembrar também que você pode ter resultados ainda melhores se unir uma boa alimentação com um suplemento pré-treino. Um bom suplemento pré-treino oferece efeito estimulante e atua no sistema nervoso, agindo com efeito complementar à alimentação – por isso, eles se completam, e não se eliminam!

Se você quer os melhores resultados, em menos tempo, é a melhor solução possível!

 

 

Comentários