4 leis sobre o treino de pernas ideal

Muita gente treina pesado os membros e grupos musculares superiores, e acaba deixando as pernas de lado. Resultado? Perninhas finas. Fuja dessa roubada!

O treino de pernas é muito importante para quem quer ser monstro.

Afinal, os músculos de todo o corpo devem ser desenvolvidos para conquistar o corpo de maromba tão desejado, sempre em equilíbrio para evitar ser chamado de “perna de grilo” por ai.

Para que você tenha pernas de fazer inveja aos frangos da sua academia, apresentamos quatro leis sobre o treino de pernas ideal.

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Jogue fora a parafernália

Isso mesmo! Aqueles aparelhos modernos e sofisticados que aparecem nesses canais de venda da televisão dizem ser milagrosos, mas, na verdade, eles não ajudam tanto assim para o desenvolvimento de uma perna de monstro de verdade.

Sabe o que é ideal para ter uma perna musculosa? O bom e velho agachamento! Muitas pessoas podem até não gostar, mas é o agachamento livre ou com pesos que faz com que os músculos das pernas se desenvolvam e fiquem realmente trincados.

Há quem reclame que o agachamento é dolorido — e realmente é —mas você não vai ficar choramingando feito uma criança por causa disso, vai? Afinal, essa é a dor que vale a pena para alcançar o resultado que você deseja.

Porém é necessário cuidado: algumas pessoas possuem realmente problemas nos joelhos e articulações e, se você sente uma dor insuportável e/ou frequente ao fazer agachamentos, fale com seu instrutor e consulte um médico especialista em ortopedia.

Esqueça os longos intervalos

É comum que alguns atletas façam intervalos de mais de cinco minutos entre um treino de pernas e outro. Isso é aceitável se vier de alguém que começou a malhar ontem, mas vindo de quem já é maromba é inadmissível.

O tempo necessário para o intervalo entre uma série de agachamentos e outra é de, no máximo, quatro minutos. De acordo com profissionais de educação física, esse é o período adequado para que o corpo reponha as reservas energéticas e fique pronto para outra.

Descanse após o treino; e descanse direito

Você é do tipo que sai do vestiário da academia e já vai correndo exibir seus músculos para a mulherada? Se for, saiba que está errado.

Para desenvolver o músculo das pernas (e de todo o corpo) é necessário descanso após o treino. Mas descanso de verdade: ir para casa e deitar, relaxar e dormir. Nada de ir pro shopping, pra balada ou pra rua bater perna.

Planeje seu treino para um horário que você possa ir para casa e descansar em seguida, pois seus músculos precisam de descanso para que se desenvolvam.

Faça treino de pernas com intensidade

Se você não fizer um treino com sobrecarga maior do que seus membros inferiores já estão acostumados a carregar, sinto muito, mas os músculos de suas pernas nunca vão crescer do jeito que você quer.

Seguindo as quatro leis apresentadas, certamente você conseguirá um resultado bastante satisfatório. Só não vale ficar choramingando e dizendo que sente muita dor. Aí, é melhor nem sair de casa e se conformar com a perninha fina.

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