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4 alimentos proteicos e funcionais que você deveria comer

Além de serem alimentos ricos em proteínas, e ajudarem no seus ganhos, ainda trazem inúmeros benefícios à sua saúde. Descubra quais são eles!

Você já ouviu falar em alimentos funcionais? Bom, se você acha que isso é papo de blogueiro fitness, é melhor deixa seu preconceito de lado!

Esses tipos de alimentos estão cada vez mais presentes nas refeições de quem procura um estilo de vida mais saudável, não só em busca de emagrecimento, mas também quem se preocupa com a saúde.

Além das suas funções nutricionais, os alimentos funcionais também oferecem inúmeros benefícios à saúde, e pode reduzir o risco de doenças.

E o que muita gente não sabe, é que há muitos alimentos que além de funcionais ainda são ricos em proteína.

Ficou curioso em saber quais alimentos são esses para adicionar na sua alimentação? Então fica ligado! 

4 alimentos proteicos e funcionais que você deveria comer

Os alimentos são separados em categorias, de acordo com a sua origem, fonte de principal nutriente, entre outros.

O grupo dos alimentos ricos em proteína é composto principalmente por carnes, pois são os que mais contêm proteína em sua composição em relação aos outros ingredientes.

Mas além da carne em si, existem muitos outros alimentos ricos em proteínas, e que além de tudo são funcionais.

Confira os 4 alimentos que são fontes de proteína, e ainda trazem diversos outros benefícios à saúde.

1- Peixes

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Alguns peixes como salmão, anchovas, sardinha e cavala, além de terem uma grande quantidade de proteína de alta qualidade, possuem alto teor de gordura, especificamente o ômega-3.

O ômega 3 é considerado um alimento funcional, pois proporciona diversos benefícios à saúde, como prevenção de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e outras doenças, melhora do sistema imunológico, entre outros.

Além disso, ele auxilia na prevenção da queda do rendimento físico, previne inflamações e dor muscular tardia, e ainda auxilia na recuperação física e muscular. Logo, pode ser um aliado dos seus treinos.

2- Ovos

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Os ovos são uma excelente fonte de proteína e ainda contém diversos outros nutrientes importantes para a saúde e para quem treina.

A clara do ovo é praticamente só fonte de proteína, mas a gema é rica em diversos outros nutrientes, como a colina, vitamina pertencente ao complexo B, e que desempenha papel essencial para que o organismo funcione de maneira adequada.

Este nutriente é muito importante, pois  também é precursor da acetilcolina, neurotransmissor responsável pelo controle da respiração, frequência cardíaca e atividades musculares. Por isso, é interessante para quem treina.

3- Iogurtes

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Os iogurtes também podem ser uma ótima fonte de proteína, além de possuir diversos outros nutrientes. Alguns deles são ricos em probióticos, por isso são considerados funcionais.

Os probióticos são fundamentais para manter a saúde intestinal em dia e com isso auxiliam na melhora do sistema imunológico, previnem o aparecimento de doenças e desconfortos gastrointestinais, além de auxiliar na prevenção da obesidade.

É claro que você deve escolher os iogurtes que tenham probióticos, que apresentem um alto valor de proteína, e baixa quantidade de gordura e carboidratos.

Para isso, certifique-se que está fazendo a escolha certa analisando a embalagem do produto ou preparando o  seu próprio.

4- Soja

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A soja é um dos únicos alimentos de fonte vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais e, por isso, apresenta proteína de alto valor biológico e pode ser utilizada como substituta das proteínas de origem animal.

Mas, além da proteína, a soja possui propriedades funcionais, como as isoflavonas, ácidos graxos insaturados e outros antioxidantes.

As isoflavonas auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e triglicérides, na prevenção de alguns tipos de câncer, da osteoporose e ainda colabora na redução dos sintomas da menopausa e da TPM.

Esses alimentos devem ser consumidos de acordo com as suas necessidades diárias, respeitando a quantidade de proteína diária ideal.

Além disso, apesar desses alimentos apresentarem propriedades funcionais, os outros alimentos que também são fontes de proteína – como a carne bovina – não devem ser deixados de lado, pois  também apresentam outros nutrientes que são importantes para a saúde e para o seu treino.

A variedade alimentar garante o consumo do maior número de nutrientes possível e uma alimentação equilibrada.

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