3 exercícios para o músculo mais forte do corpo humano - mandibula

3 exercícios para o músculo mais forte do corpo humano

O músculo mais forte do corpo humano fica escondido, mas precisa de atenção: ele pode causar lesões e problemas sério. Cuidar dele é essencial!

Pode reparar: quando alguém faz um esforço físico muito grande, a pressão na mandíbula é inevitável. É quase um reflexo natural. Mas tanta força, tanta pressão e tanta tensão aplicada a um grupo muscular torna obrigatório trabalhar para que ele seja forte o suficiente para suportar.

Os músculos da mandíbula, inclusive, já são fortes naturalmente – aliás, ali está o músculo mais forte do corpo humano. Mesmo que você seja um gigante, que tenha braços de 50cm, trapézios na orelha, montanhas nas costas e tudo mais, o seu músculo mais forte é outro, e está escondido na sua cabeça: é o Masseter.

O Masseter é o músculo responsável pela pressão que aplicamos durante a mastigação. É um dos músculos que proporcionam a movimentação da mandíbula – os outros são o Temporal, o Pterigoideo Medial e o Pterigoideo Lateral.

Se você assistir um vídeo em slow-motion da apresentação de algum atleta de força ou explosão, você vai conseguir notar facilmente a tensão aplicada na mandíbula.

Isso vale para um corredor de 100m rasos, um atleta de levantamento de peso e dezenas de outros. E, muito provavelmente, vale também para você, durante seus treinos diários.

Comece a prestar atenção: quando a carga é elevada durante o exercício, a tensão na mandíbula é um reflexo natural. E esse é um dos motivos para mantê-la “em forma”.

O excesso de tensão na mandíbula pode causar desalinhamentos e traumas musculares que acarretam em consequências desagradáveis para qualquer pessoa – de mordida torta à dores de cabeça insuportáveis.

Se você treina pesado, e força muito a mandíbula, é essencial mantê-la forte e saudável. E não é apenas mastigando que você faz isso, não.

Veja algumas dicas para trabalhar esses músculos tão importantes.

3 exercícios para o músculo mais forte do corpo humano

3 exercícios para a mandíbula e o músculo mais forte do corpo humano

1- Exercício de Abertura Máxima

Coloque sua mão fechada sob o queixo, como se fosse um soco, e abra um pouco a boca. Produza pressões contrárias entre sua mão e sua mandíbula por 10 segundos. Então, abra um pouco mais a boca, e novamente faça forças contrárias por 10 segundos. Faça isso até atingir a abertura máxima da mandíbula.

2- Exercício de Movimento Lateral

Coloque sua mão no lado esquerdo da mandíbula e faça pressões contrárias – a mão empurrando para a direita e a mandíbula para a esquerda. Mantenha essa pressão por cerca de 10 segundos. Como não há uma possibilidade de movimentação lateral tão grande quando a abertura da boca, uma posição é suficiente. Faça três séries de 10 segundos em cada lado da mandíbula.

3- Auto-massagem

mandibula

Isso é importante para aliviar a tensão e trabalhar pontos de gatilho. A auto-massagem pode ser aplicada nos músculos Temporais, que ficam nas laterais da sua cabeça – nas têmporas! – e também no Masseter, que fica entre as maçãs do rosto e o final da mandíbula. Massageie suavemente essas áreas, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos, por cerca de 15 a 20 segundos de cada lado.

Você pode até achar que isso é bobagem, mas acredite: é importante. Se começar a reparar, a tensão na mandíbula é frequente e dores no local às vezes são tão comuns que passam despercebidas.

Mas, quando o problema se agravar, você vai se lembrar – tanto da dor quanto dessas dicas! 😮

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