barra fixa

3 dicas que vão te ajudar a melhorar nos exercícios da barra fixa

A barra fixa é um exercício fenomenal, mas muita gente tem dificuldade para fazer direito. Veja algumas dicas que vão te ajudar a melhorar!

Se você acompanhar o Feito de Iridium, já deve saber bem do quanto fazer exercícios na barra fixa é importante. Se não acompanha, mas se dedica na academia, a esta altura do campeonato já deve saber disso também.

O problema é que muita gente sabe disso, mas simplesmente não consegue mandar bem na barra.

Calma… seus problemas acabaram! Quer dizer, seus problemas vão acabar!

Separamos alguns exercícios e atitudes aí embaixo que podem ser a solução se você tem dificuldades em manter uma boa performance na barra fixa.

Essas dicas também valem se você já manda bem nesse tipo de exercício, porque elas vão te fazer mandar ainda melhor.

Quer melhorar na barra? Então se liga:

3 dicas que vão te ajudar a melhorar nos exercícios da barra fixa

1- Desenvolva uma boa pegada

antebraço pegada plate-pinching

Se você não consegue se segurar pendurado na barra por mais do que alguns poucos segundos, é óbvio que você não vai mandar bem na barra fixa.

Pode parecer bobagem, mas acredite: essa é a maior fraqueza da maioria das pessoas que afirma não conseguir um bom desempenho nesse tipo de exercício.

Uma boa pegada é, possivelmente, a qualidade mais importante para apavorar na barra fixa. O lado bom dessa história é que trabalhar a pegada não é difícil, basta se dedicar a isso.

Aqui neste outro post, você pode ver 5 formas de trabalhar o antebraço e desenvolver uma pegada monstra – que vai te ajudar não só na barra, mas em vários outros exercícios.

E se você tem dificuldades com a barra fixa, faça sempre o teste para acompanhar sua evolução: quanto tempo você aguenta ficar pendurado?

2- Desenvolva o latíssimo

A barra fixa é um dos melhores exercícios para as costas então é óbvio que ter os músculos desta parte do corpo bem desenvolvidos vai te ajudar neste exercício.

É claro que esse exercício pode te ajudar a construir as costas que você sempre quis, mas se você não manda bem na barra fixa, o ideal é começar a construir as costas em outros exercícios e depois só “finalizar” e ir além.

O maior músculo das costas é o grande dorsal ou latíssimo do dorso. Trabalhar esse músculo vai te ajudar a executar uma boa barra fixa.

Para trabalhar mais intensamente o latíssimo as remadas fechadas são mais indicadas. Mas as puxadas com suas diferentes opções de pegada preferencialmente as fechadas são ótimas opções.

Entre as melhores opções estão a remada curvada, remada serrote e remada com o triângulo na polia baixa.

Converse com seu professor e coloque em prática algumas opções para desenvolver o latíssimo do dorso sem fazer a barra fixa. Quando você “migrar” para este exercício, certamente vai estar em condições de mandar muito melhor!

3- Tensão corporal

roda abdominal ab roller

A barra fixa não é só costas e braços. Como o exercício depende de tensão no corpo todo, você precisa estar preparado para isso.

Qualquer exercício de um treino de força fica mais fácil se você conseguir criar essa tensão corporal, que envolve quase todos os músculos do corpo.

Existem várias formas de desenvolver essa capacidade, mas aqui falaremos de uma que sem dúvida alguma será eficiente visando seu desempenho na barra fixa: a roda abdominal.

A roda abdominal é ótima porque trabalha justamente o desenvolvimento dessa tensão corporal que você precisa, além de fazer um ótimo trabalho também com as costas e os ombros, em uma posição muito parecida com a barra fixa.

Você pode comprar uma roda abdominal com menos de R$40 em qualquer loja de esportes online e por menos ainda no Mercado Livre.

Se a grana estiver curta, dá para fazer o exercício usando uma barra com pesos – seu professor certamente poderá te ajudar com isso.

Nesse outro post segue uma dica de um treino de 10 minutos que vai te ajudar a dominar ainda mais a barra fixa!

E então… preparado pra se tornar um monstro da barra fixa?

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