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3 desafios para testar sua capacidade e acompanhar sua evolução física

Confira 3 desafios que vão te levar ao limite e não apenas testar sua capacidade física como permitir que você acompanhe sua evolução!

Quem não gosta de desafios? Ser desafiado é uma das melhores formas de se motivar e de criar uma meta para o seu treino. Além disso, pode ser uma excelente forma de acompanhar sua evolução e de descobrir fraquezas e dificuldades.

Por isso, preparamos 3 desafios que podem ajudar com tudo isso que citamos acima. É claro que pouquíssimas pessoas estarão aptas a fazer e, principalmente, vencer os desafios abaixo. O importante não é sair fazendo todos de uma vez.

Veja aquele que está mais adequado à sua capacidade física e ao seu treino e comece por ele. Os outros, você pode se preparar melhor antes de tentar. 

Também não fique decepcionado caso não consiga ou vá muito mal em algum deles. Um dos objetivos de fazer esse tipo de teste é justamente descobrir onde você precisa dedicar mais atenção nos seus treinos. 

E aí… está preparado para testar sua capacidade? Então se liga:

3 desafios para testar sua capacidade e acompanhar sua evolução física

1- Desafio GSB

agachamento goblet

Este desafio pode ser uma boa opção de treino para quando você tiver pouco tempo ou não puder ir à academia – neste último caso, você precisa ter um kettlebell em casa, que pode ser comprado por cerca de R$50.

Também é uma boa para servir como meta de treino. Você faz o desafio, por exemplo, uma vez por semana, ou a cada 15 dias, tentando sempre terminá-lo em menos tempo – isso pode te ajudar a acompanhar sua evolução, além de servir como motivação.

O desafio consiste em um circuito de agachamento Goblet (foto acima), swings com kettlebell (veja aqui) e barra fixa. Para completá-lo, faça 10 séries como no esquema abaixo, no menor tempo possível, descanso o mínimo que puder.

  • 10 Agachamentos Goblet + 1 Swing com Kettlebell + 1-3 Barras
  • 9 Agachamentos Goblet + 2 Swings com Kettlebell + 1-3 Barras
  • 8 Agachamentos Goblet + 3 Swings com Kettlebell + 1-3 Barras
  • 7 Agachamentos Goblet + 4 Swings com Kettlebell + 1-3 Barras
  • 6 Agachamentos Goblet + 5 Swings com Kettlebell + 1-3 Barras
  • 5 Agachamentos Goblet + 6 Swings com Kettlebell + 1-3 Barras
  • 4 Agachamentos Goblet + 7 Swings com Kettlebell + 1-3 Barras
  • 3 Agachamentos Goblet + 8 Swings com Kettlebell + 1-3 Barras
  • 2 Agachamentos Goblet + 9 Swings com Kettlebell + 1-3 Barras
  • 1 Agachamento Goblet + 10 Swings com Kettlebell + 1-3 Barras

O objetivo é fazer toda rotina acima no menor tempo possível.

2- Squat Challenge

agachamento costas - back squat - agachamento frontal

Aqui, o desafio é ver quantos agachamentos você consegue fazer em 5 minutos, sem descanso, utilizando uma carga equivalente ao seu peso corporal (o peso da barra conta como carga, claro).

Obviamente, não é um desafio para iniciantes. Apenas pessoas que já conseguem fazer um agachamento perfeito e que têm capacidade para agachar com uma carga maior do que o próprio peso devem tentar.

Pode parecer pouco, mas 5 minutos de agachamento é um teste brutal – no último minuto é bem provável que você se arrependa de ter começado.

Uma dica importante neste desafio é ter paciência e autocontrole. Se você sair fazendo repetições aceleradas no começo, não vai aguentar nem metade do tempo. Controle o ritmo!

De modo geral, dá para traçar os seguintes parâmetros para os resultados:

Menos de 25 reps: este desafio ainda não é para você.
De 25-35 reps: bom, mas dá para melhorar. Treine mais e tente de novo!
De 35-45 reps: ótimo! Dá pra dizer que você é pró no agachamento!
Acima de 45 reps: você é um monstro insano no agachamento. Parabéns!

3- 100 Flexões

Este desafio é para quem manda bem na flexão. Se você ainda não domina esse exercício, leia nossos outros posts sobre o assunto aqui, aqui e aqui, treine pesado e volte depois.

Se você já consegue fazer séries longas e variações de flexão, então meça a força dos seus membros superiores, sua capacidade de resistência e veja o quanto você realmente é bom no exercício com o teste abaixo.

Para medir seu progresso, faça esse teste uma vez por mês, e acompanhe sua evolução de perto!

O objetivo deste teste é fazer 100 repetições de flexão, com 5 variações do exercício, no menor tempo possível – isso significa que você pode descansar entre uma série e outra, mas isso vai influenciar no seu tempo total.

1- Flexão “convencional”: 10 reps

2- Flexão com palmas: 10 reps

peitoral

3- Flexão com braços abertos: 10 reps

4- Flexão com elevação de braços: 10 reps

5- Flexão arqueiro (veja como fazer aqui): 10 reps

Faça o circuito duas vezes seguidas no menor tempo possível.

Pronto para o(s) desafio(s)?

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