vinagre de maçã

3 bons motivos para você valorizar e consumir o vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode trazer diversos benefícios que você não faz ideia, por isso é preciso dar uma atenção especial para ele

Há um tempo, algumas pessoas começaram a consumir vinagre de maçã para emagrecer, reduzir colesterol, entre outros efeitos.

Mas será que um alimento tão comum realmente pode promover esses efeitos?

Há quem diga ainda que ele pode ser utilizado até como remédio.

O fato é que alguns estudos científicos comprovaram diversos benefícios do vinagre à saúde, mas também não pense que ele é milagroso.

Então, veja o que os estudos dizem sobre o vinagre e seus benefícios e veja como acrescentar esse alimento nas suas refeições.

Saca só:

3 bons motivos para você valorizar e consumir o vinagre de maçã

vinagre de maçã

1. Redução do peso corporal

De acordo com um estudo publicado na revista Bioscience, Biotechnology, & Biochemistry¹, consumir vinagre de maçã traz diversos benefícios:

  • Perda de peso
  • Redução de gordura visceral
  • Reduz a circunferência da cintura

O estudo separou os participantes em três grupos de forma aleatórias.

O primeiro grupo recebeu uma bebida com 15ml de vinagre de maçã, o segundo com 30ml e o último grupo (placebo) recebeu a bebida sem a adição do vinagre.

Após 12 semanas, os pesquisadores perceberam mudanças em alguns aspectos:

O IMC, a gordura visceral e a circunferência da cintura reduziram significativamente nos grupos que consumiram vinagre de maçã.

Outro estudo realizado em 2016², 2 além da redução do peso corporal, mostrou que o consumo de vinagre pode ajudar a reduzir e a ingestão de calorias, e a evitar ou reduzir alguns distúrbios metabólicos provocados por uma dieta rica em gordura.

2. Redução de colesterol

Um estudo publicado em 2008³ sugeriu que o consumo de vinagre pode melhorar os níveis de colesterol nas pessoas.

Além disso, o estudo evidenciou uma redução significativa do colesterol LDL (colesterol ruim), dos níveis de TG e um aumento no HDL (o tipo bom).

Este benefício também foi visto em outros estudos científicos, com ratos e humanos.

Inclusive, foi um dos benefícios vistos no primeiro estudo citado neste artigo.

Essa redução do colesterol e TG, bem como o aumento do HDL, ajuda no controle e prevenção de doenças cardiovasculares e melhora da saúde de forma geral.

Mas, é claro que uma alimentação equilibrada é indispensável.

3. Controle da glicemia e níveis de insulina

vinagre de maçã

De acordo com um estudo publicado no Diabetes Care⁴, periódico publicado pela American Diabetes Association, o vinagre de maçã reduz significativamente as respostas de glicose e insulina no sangue.

O que melhora a sensibilidade à insulina, quando consumido como parte de uma refeição rica em carboidratos principalmente.

Ou seja, o consumo do vinagre pode ajudar a evitar e a controlar o Diabetes, devido o controle e a melhora da sensibilidade à insulina, bem como auxiliar na redução do acúmulo de gordura corporal.

É claro que o alimento não funciona como medicamento e nem dispensa o tratamento já feito por diabéticos.

Neste estudo. a quantidade utilizada de vinagre de maçã no estudo foi de 20g.

Como consumir

Você não precisa beber vinagre ou consumir em jejum como muitas pessoas pensam, o consumo dele com salada, nas refeições já podem ajudar e proporcionar esses benefícios.

Recomendamos que você converse com seu médico ou nutricionista para uma orientação mais individualizada.

REFERÊNCIAS

1. Vinegar intake reduces body weight, body fat mass, and serum triglyceride levels in obese Japanese subjects. Ano de publicação: 2009. (link)

2. Anti-obesogenic effect of apple cider vinegar in rats subjected to a high fat diet. Ano de publicação: 2016. (link)

3. Apple cider vinegar attenuates lipid profile in normal and diabetic rats. Ano de publicação: 2008. (link)

4. Vinegar Improves Insulin Sensitivity to a High-Carbohydrate Meal in Subjects With Insulin Resistance or Type 2 Diabetes. Ano de publicação: 2004. (link)

  
 
 

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