alimentação pré-treino pós-treino

Os 13 melhores alimentos termogênicos para incluir no seu cardápio

Os alimentos termogênicos podem acelerar a queima de gordura e deixar seu corpo trincado em menos tempo. Ainda aumentam sua energia para você treinar mais

Para que os resultados do seu treino sejam mais rápidos e efetivos, o foco na dieta é essencial – você já deve estar cansado de saber. E existe um tipo de alimento que pode dar uma grande força rumo aos seus objetivos: os termogênicos.

Substâncias termogênicas aceleram o metabolismo e aumentam a queima de gordura, o que é ótimo para você ficar com o corpo trincado. Além disso, ainda aumenta a energia e a disposição, fazendo você treinar mais e melhor.

A melhor forma de obter este efeito é através da suplementação – produtos como Kimera agem naturalmente e proporcionam estes benefícios. No entanto, a alimentação também pode fazer isso por você – os termogênicos naturais mais comuns e conhecidos são a cafeína, algumas ervas, raízes e condimentos, por exemplo.

O uso consciente e direcionado desses alimentos na sua dieta podem ser o que estava faltando no seu desempenho nos treinos, e também nos resultados que você quer alcançar.

Saiba mais sobre como funciona, e conheça os principais termogênicos naturais.

Como funciona a ação termogênica?

As substâncias termogênicas, sejam elas dos alimentos ou dos suplementos, trabalham no organismo transformando calorias da gordura corporal e da nossa alimentação em energia.

O segredo dessa ação termogênica é manter o metabolismo do nosso corpo acelerado, de forma que aconteça mais queima calórica ao longo do dia.

Além de queimar gordura, os termogênicos ajudam a inibir o apetite, facilitando bastante a perda de gordura corporal.

O nosso organismo, quando sob o efeito deles, fica em estado de alerta e ataque, por isso aumenta a aceleração cardíaca, a quebra de glicogênio para obter energia e também a broncodilatação, ótima para exercícios mais aeróbicos e que precisam de mais esforço.

O interessante é que, além das suplementações, também existem os termogênicos naturais.

Quando um alimento tem a capacidade de elevar o nosso gasto energético durante a sua metabolização, ele acaba produzindo mais calor pelo organismo, e por isso ele é considerado um termogênico natural. Conheça alguns:

Os 13 melhores alimentos termogênicos para incluir no seu cardápio

1. Cravo da Índia

Antiga especiaria, da época das grandes navegações, o cravo a índia é uma planta de cheiro forte e inconfundível, nativa da Indonésia.

Ele é usado não apenas na culinária, mas também na medicina e até mesmo como fumo, pelas pessoas na sua região de origem.

Essa especiaria também ajuda no sistema digestivo e no tratamento do mau hálito.

A dor de cabeça, a dor de dente, de garganta, a má digestão, náuseas, o colesterol ruim… Tudo isso pode ir embora com o consumo do cravo da índia na sua dieta.

Além de todos os seus benefícios, o principal é que ele também é termogênico, e é aqui que você pode se interessar.

Ele acelera o metabolismo, ajuda na queima de gorduras, e também é um forte aliado na hora que você precisar frear uma compulsão por doces, por exemplo.

2. Canela

canela

Outra especiaria muito comum. A canela é a parte interna de uma casca de árvore originária do sul da Ásia.

Em pedaço ou em pó, a canela também tem ação termogênica, já que apresenta um grau maior de dificuldade para ser digerida pelo organismo.

Assim, o metabolismo fica acelerado, mas é preciso que o consumo da canela esteja alinhado a uma dieta balanceada e a uma rotina de exercícios e treinos constantes.

Ela também ajuda a reduzir a taxa de açúcar no sangue e é antioxidante.

A canela também pode ser muito útil para quem malha e pratica outros exercícios, já que também atua como um ótimo anti-inflamatório, amenizando as dores musculares ocasionadas durante as atividades e treinos.

3. Semente de cominho

cominho

O cheiro do tempero é bem forte, mas o cominho tem muitos benefícios medicinais. Ele é rico em antioxidantes e, claro, é um dos melhores termogênicos que existem.

Além disso, a semente de cominho auxilia na digestão, sendo um ótimo eliminador de gorduras, especialmente aquelas localizadas no abdômen.

O cominho também ajuda na desintoxicação do organismo, no bom funcionamento do fígado, é rico em ferro e ainda possui propriedades antissépticas.

Pode ser usado como laxante, e também pode ajudar no tratamento de problemas como asma e bronquite.

Para finalizar, além de dar uma ajudinha na dieta para o seu treino, ele ainda é um relaxante natural.

4. Ginseng

ginseng

Essa é uma raiz de origem chinesa, mais conhecida como erva milagrosa. O nome faz sentido: ela tem muitas propriedades curativas e previne muitas doenças.

O ginseng diminui os sintomas de estresse, tem efeito calmante, previne a gripe, é um estimulante sexual, previne também o câncer, melhora a memória e ainda diminui a pressão arterial.

Algumas pessoas combinam o uso do ginseng com os exercícios físicos, já que ele ajuda na hipertrofia. Isso ocorre somente quando há uma boa alimentação, com proteínas e carboidratos, principalmente.

Só é bom tomar cuidado com a dose ingerida, já que é uma raiz com efeitos fortes no organismo.

Com o acompanhamento de um especialista, você saberá por quanto tempo e qual a dosagem necessária para que o seu corpo receba os benefícios, sem riscos à saúde.

O uso exagerado do ginseng pode causar insônia, diarreia e vômito, e ele também está relacionado a ejaculação e ereção.

5. Cafeína

O café é um dos mais poderosos e famosos termogênicos do mundo. Ele contém uma das substâncias mais antigas para se conseguir estimulação diária e mais disposição.

A cafeína já continha esses efeitos há séculos, e utilizá-los na prática esportiva se tornou algo mais recente. Existem suplementações de cafeína que turbinam bastante os treinos.

Este estimulante, além de dar disposição, também produz outros efeitos como o aumento da adrenalina, e também a ação termogênica.

Esses efeitos auxiliam bastante no controle e na perda de peso corporal, já que aceleram muito o metabolismo, dão energia e favorecem a queima de calorias.

6. Chá verde

Algumas pesquisas descobriram que o chá verde é uma das bebidas termogênicas que mais promovem a queima de gordura corporal sem comprometer a saúde, quando consumida de maneira correta.

O chá verde também é conhecido por ter propriedades antioxidantes e diuréticas, o que auxilia bastante na perda e manutenção de medidas e gordura corporal, trazendo ganhos para os seus objetivos.

O que faz o chá verde ser um dos melhores termogênicos é o fato de conter cafeína, embora ela não seja sua substância ativa principal.

Sua função diurética e estimulante também favorece o ganho de energia para realizar todo o treino e as demais atividades do dia a dia.

Por falar em treino, é recomendado tomar o chá verde antes dele, já que a erva estimula o metabolismo e melhora  o desempenho dos exercícios.

Mas assim como todos os outros termogênicos e demais suplementações alimentares, não é bom abusar. Em quantidades elevadas, algumas pessoas já reclamaram de ficar com insônia, náuseas e dores no estômago.

É possível encontrar o chá verde em casas de ervas e mercados, na forma de folhas, sachês ou até mesmo em cápsulas, que fazem o mesmo efeito do chá.

Se preferir o chá, não deixe a infusão acontecer por mais de 4 minutos, caso contrário ele pode perder as suas propriedades nutritivas e termogênicas.

7. Chá mate

chá mate

O famoso e popular chá mate é uma ótima alternativa para quem não gosta muito de café.

Assim como o guaraná e o chá verde, ele também contém cafeína e é conhecido por vários nomes, também é chamado de chimarrão ou tererê.

Ele é uma ótima bebida termogênica, que auxilia no emagrecimento e na manutenção do peso corporal.

Além disso, essa erva também reduz o colesterol ruim e ajuda no tratamento da gordura no fígado, auxiliando na sua oxidação.

Outro benefício é a ação diurética, assim como na maioria dos chás, permitindo a considerável diminuição do inchaço, que pode enganar suas medidas.

O mate também é um ótimo estimulante para quem treina pesado, pois além de hidratar, ele te dá mais gás e combate a fadiga muscular.

Quer mais benefícios pra sua saúde? Ele retarda o envelhecimento celular, previne problemas cardíacos, inibe o apetite, aumenta a queima calórica, e ainda ajuda no controle da diabetes, podendo diminuir o índice de glicose no sangue.

8. Chá de hibisco

chá de hibisco

O chá de hibisco é feito da flor de hibisco, porém não da planta ornamental. Ele também é um forte termogênico, usado principalmente para redução e manutenção de peso, junto com atividade física regular e alimentação balanceada.

Além de termogênico, o hibisco também é diurético, laxante suave, calmante, e até mesmo corante e aromatizante.

Ele reduz a gordura e a glicose no sangue, ajuda na normalização da pressão arterial, retarda o envelhecimento da pele e ainda ajuda no bom funcionamento do intestino.

9. Gengibre

gengibre

Milenarmente utilizado na medicina chinesa, essa raiz é famosa por ajudar no tratamento de gripes, tosse e resfriados.

O Gengibre também é um daqueles alimentos termogênicos que vem acompanhados de diversos outros benefícios.

Desintoxicante, com ação bactericida e poder afrodisíaco, esse termogênico também tem um forte poder emagrecedor, já que também acelera muito o metabolismo.

Ele contém óleos essenciais que produzem calor, ativando a circulação e proporcionando a queima calórica.

O gengibre também é rico em cobre, potássio, magnésio e vitamina B, nutrientes muito importantes na alimentação de qualquer pessoa, principalmente na das que malham pesado e regularmente.

10. Pó de guaraná

guarana em pó

O pó de guaraná também já é bastante conhecido, principalmente por ser um energético natural, presente na alimentação de quem precisa produzir muito  em curtos espaços de tempo e espantar o sono.

A sua ação estimulante também é pela alta concentração de cafeína, que pode ser até quatro vezes maior do que a quantidade encontrada no café.

O guaraná estimula também a liberação de adrenalina e dopamina no sangue, o que faz com que seja possível combater o cansaço físico e mental, além da obesidade e até mesmo do câncer.

O consumo do pó de guaraná pode ser diário, mas é bom evitar tomar durante a noite, já que ele é um estimulante e provoca insônia.

Lembre-se de que você precisa dormir bem pra ter um treino satisfatório. O melhor horário é consumir de manhã ou antes do treino, ou de qualquer outra atividade física.

11. Cardamomo

cardamomo

Essa semente usada na culinária e medicina asiáticas é da família do gengibre e utilizada também pelos antigos egípcios para refrescar o hálito e limpar os dentes.

O cardamomo também é um ótimo termogênico e muito bom para combater algumas doenças e aliviar o corpo do cansaço.

Também tem efeito diurético, laxante e expectorante, auxiliando no tratamento de resfriados, gripes e outras doenças respiratórias. A forma mais simples de ingerir esse termogênico é em cápsulas feitas do seu óleo.

12. Pimenta

alimentos termogenicos - pimenta

As pimentas têm um alto potencial de aceleração do metabolismo e queima de gordura. São ótimos alimentos termogênicos, que podem ser usados como forma de tempero nas suas refeições diárias.

Porém, procure utilizar apenas pimentas frescas, já que seus molhos podem conter outros ingredientes que diminuem seu poder termogênico natural.

13. Um termogênico mais que natural: água gelada!

agua gelada

A água gelada é a forma mais simples de elevar a temperatura do seu organismo. É claro que o seu efeito termogênico é muito leve, mas ajuda a dar um grau nas bebidas preparadas com outros termogênicos.

Outra dica importante é ingerir cerca de oito copos por dia. Isso aumento bastante seu gasto calórico também.

Todas essas ervas, raízes e condimentos são ótimas formas de fazer com que a termogênese atue de forma natural no seu organismo, trazendo muitos benefícios.

Mas é importante lembrar que o melhor efeito termogênico que você pode ter vem de uma boa dieta e de refeições realizadas de três em três horas.

Essa é a principal sacada para garantir um metabolismo incrivelmente acelerado no seu corpo.

Faça o quiz e descubra!

Comentários