12 dicas de saúde e alimentação pra melhorar seu desempenho na corrida

Sempre é possível melhorar e elevar ainda mais o nível do seu treino, por isso fique ligado nestas dicas para você ficar fera na corrida!

A corrida é uma modalidade esportiva que arrasta multidões.

E não é por acaso: além de acessível para qualquer um do ponto de vista financeiro, é uma ótima opção para melhorar o condicionamento físico e a resistência, queimar calorias e emagrecer, e complementar treinos de outras modalidades.

Tanto para quem já corre, quanto para quem está começando a correr, é sempre importante saber os caminhos certos para o sucesso.

E existem alguns hábitos que podem favorecer o seu desempenho na corrida, fazendo com que o exercício ofereça o máximo de benefícios e evitando que você caia em ciladas capazes de prejudicar seu desempenho e seus objetivos.

Quer ver algumas dessas atitudes, relacionadas tanto a alguns cuidados com a saúde quanto com a sua alimentação?  Então se liga:

12 dicas de saúde e alimentação pra melhorar seu desempenho na corrida

1. Conte suas calorias

rastrear macros e contar calorias

As calorias são o combustível que mantém você com energia ao longo de suas corridas.

Se você estiver em uma dieta com baixo número de calorias ou não se alimentar bem no dia da corrida, provavelmente o seu desempenho físico será afetado negativamente.

Se você quer mais disposição para a corrida, se alimente bem de acordo com as suas necessidades e não pule nenhuma refeição.

2. Valorize os carboidratos

Carboidratos

O carboidrato é o principal nutriente utilizado como fonte de energia pelo organismo, ou seja, se você deseja ter um bom desempenho físico e energia para as corridas, é o nutrientes que merece mais atenção.

Não deixe de consumir alimentos fontes de carboidratos, principalmente nas refeições que antecedem a corrida.

3. Coma mais grãos integrais

grãos 2

Os cereais integrais contém alto teor de fibras, logo o corpo leva mais tempo para digerir, deixando você satisfeito por mais tempo durante as corridas.

Além de manter a energia por mais tempo.

Esses alimentos ainda contém minerais importantes para um bom desempenho físico, como o ferro e o magnésio.

Não precisam ser consumidos na refeição pré-treino, necessariamente. Quem apresenta desconfortos gastrointestinais, pode consumir nas refeições anteriores à pré-treino.

4. Aqueça adequadamente

aquecimento

O aquecimento antes da corrida faz com que seu corpo receba o pontapé inicial e te deixe pronto para treinar, além de ajudar a prevenir lesões

Isso significa que as reservas de energia estarão prontas para quando você precisar, permitindo que você mantenha o ritmo por mais tempo.

5. Coma de forma consistente

Fracionar suas refeições, ou seja, fazer várias refeições ao dia, em vez de uma refeição grande apenas, faz com que seu consumo de energia fique constante, evitando um pico de glicose e insulina no fim do dia.

É claro que esses refeições devem ser compostos por alimentos saudáveis e as refeições devem respeitar as suas necessidades nutricionais.

6. Durma bem

Durante o sono, seu corpo é capaz de se recuperar de suas sessões de treinamento, e aumentar as reservas de energia para o dia seguinte.

Portanto, para uma boa recuperação e um bom desempenho físico, você precisa dormir bem e acordar descansado.

A Fundação Nacional do Sono recomenda sete a nove horas de sono por noite para adultos saudáveis.

7. Inclua a lentilha na sua alimentação

lentilha

A lentilha é uma excelente fonte de energia para os corredores, pois é um alimento rico em carboidratos, que dão mais energia e tem uma baixa classificação glicêmica, ou seja, fornece energia de forma gradual.

Isso significa que a lentilha não provoca picos de açúcar no sangue, que pode levar a cansaço durante o exercício.

8. Coma mel natural

mel

O mel contém açúcares que são facilmente digeridos pelo organismo, tornando-se um rápido impulso de energia natural.

Ou seja, pode ser uma boa opção para consumir antes e durante o treino, te dando aquela energia extra que você precisa.

9. Reduza seus níveis de estresse

O estresse também provoca o cansaço, logo se você estiver muito estressado com o trabalho, com os problemas em casa, você pode ter seus treinos prejudicados.

Tente relaxar e não se estressar muito no seu dia a dia e você terá uma outro energia para os seus treinos.

Uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios também ajudam a aliviar o estresse.

10. Consuma oleaginosas

caloricos - sementes e castanhas e nozes

As oleaginosas é o grupo de alimentos pertencentes às castanhas, nozes, amendoim, pistache, etc. Esses alimentos são fonte gorduras boas​, mas também contém proteína e fibra.

Elas também são ricas em vitaminas e minerais antioxidantes que agem neutralizando os radicais livres formados durante o exercício, que prejudicam o desempenho físico.

11. Faça uma sessão de massagem desportiva

Se você sente que seus músculos estão tensos e cansados, você pode estar precisando de uma massagem desportiva.

Essa massagem é ótima para soltar os músculos e revigorar o seu desempenho, para que você sinta mais disposição e energia nas próximas corridas.

12. Beba mais água

hidratação água

O consumo correto de água evita a desidratação, que causa fadiga, cansaço, tontura e até sintomas mais graves – a gente já falou bastante do assunto neste outro post aqui.

A ingestão de água não deve ocorrer apenas antes e durante a corrida, você deve beber água o dia todo, de acordo com as suas necessidades, e estar hidratado no início da corrida.

Comentários