10 alimentos ruins

10 alimentos que você não imagina que podem arruinar sua dieta

Existem alimentos que certamente você acredita serem ótimo para sua dieta hipertrófica, mas que não são bem assim. Veja 10 exemplos!

Alimentos com “efeitos colaterais” indesejados, especialmente se você tem objetivos relacionados à sua saúde e forma física, estão onde você jamais poderia imaginar.

Todo mundo sabe que hambúrguer, coxinha e batata frita não podem estar no cardápio de alguem em busca do shape perfeito. Mas você sabia que é importante evitar, por exemplo, leite integral? Cação?

Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 alimentos que muita gente come e acha que tá fazendo uma baita dieta, mas que na verdade podem estar é impedindo os seus resultados.

Confira!

10 alimentos que você não imagina que podem arruinar sua dieta

1- Carne de tubarão

cação

Em geral chamado de cação, o tubarão não é lá muito saudável. Segundo o canal de TV norte-americano CNN, a carne do animal contém muito mercúrio, que em excesso pode causar problemas na coordenação motora, na visão e até a morte.

Pesquisadores afirmam que a quantidade de mercúrio nos tubarões seja alta porque eles comem uma quantidade absurdar de peixes pequenos que contém a substância e, de grão em grão (ou de escama em escama) ficam lotados da substância.

Quer comer fontes de proteína que vivem na água? Atum, salmão e camarões são boas opções.

2- Soja

soja

Segundo estudo publicado no Oxford Journal, homens que comeram soja todos os dias por três meses tiveram uma redução bastante significativa na produção de espermatozóides.

Os pesquisadores acreditam que a isoflavona presente no grão possui um efeito semelhante ao estrogênio – o hormônio feminino.

Se você é vegetariano ou vegano, aposte em outras fontes de proteína vegetal, como grão-de-bico, lentilha, feijão, brócolis e muitos mais.

3- Chocolate branco

chocolate branco

Enquanto o chocolate amargo ou meio-amargo é rico em antioxidantes e outras substâncias que fazem bem à saúde, o chocolate ao leite e, principalmente, o chocolate branco, não tem tantos nutrientes.

Além disso, é cheio de gordura e açúcar, em proporções que podem facilmente comprometer sua dieta – e, consequentemente, seu físico e sua saúde.

4- Pão branco

pao branco

Carboidrato não é ruim por si só. O problema é com o excesso deste macronutriente e/ou com alguns tipos dele. Você não precisa abrir mão dos carboidratos, mas evitar massas, arroz branco e pão branco é uma boa ideia.

O pão branco, especificamente, é feito apenas com farinhas refinadas, que não contém micronutrientes nem fibras. Ele aumenta os níveis de insulina, causam picos de energia e fazem você ganhar peso.

Pães integrais são fáceis de encontrar e custam quase a mesma coisa – mas são infinitamente melhores para seu corpo e sua dieta.

5- Embutidos e carnes processadas

presunto

Linguiça e salsicha, além de passaram por um processo de produção questionável, são ricos em sódio. Mas os problemas vão muito além disso: são verdadeiras bombas de gordura.

Os embutidos, como presunto, salame e mortadela, também seguem pelo mesmo caminho: são entupidos de sal e mais ainda de gorduras e calorias.

Se você quer queimar gordura, ver seus músculos aparecerem, e ter saúde para mantê-los por muito tempo, apenas não coma essas coisas.

6- Leite integral

leite integral

Você pode criticar o leite desnatado ou os leites vegetais por serem “muito aguados”. Mas é melhor um “leite aguado” do que outro cheio de gordura e que ainda aumenta o nível de colesterol ruim (LDL) e diminui o de colesterol bom (HDL).

Para completar, os açúcares presentes no leite integral são de difícil digestão, o que pode causar desconforto intestinal e atrapalhar sua performance no treino.

7- Néctar de frutas

nectar

Suco de fruta é quando você espreme uma fruta, tira dela o seu suco natural e bebe puro, sem acrescentar absolutamente nada – tá… talvez um pouquinho de água para dar uma diluída nas frutas cujo suco é muito concentrado, como limão ou maracujá.

Néctar é outra coisa – e é isso que a maioria das empresas vende. Néctar tem uma lista enorme de ingredientes em maior quantidade do que o suco da fruta propriamente dito.

Entre os principais, o açúcar, claro, mas também conservantes, estabilizantes, espessantes, corantes, aromatizantes e uma quantidade infinita de químicos que você não quer no seu organismo.

8- Iogurte com sabor

iogurte sabor

Iogurte bom é iogurte natural. Sabor iogurte, mesmo. Se tem sabor de alguma fruta, ou granola embutida, ou qualquer outra coisa, fique sabendo: é roubada.

Iogurtes com sabor ou outros ingredientes são uma verdadeira avalanche de açúcar. É quase como mandar ver uma sobremesa em pleno café da manhã. E isso quando não tem uma série de conservantes, aromatizantes e outros “antes” artificiais.

Se você não gosta de iogurte natural, pode adicionar um pouco de mel e frutas QUE VOCÊ MESMO LAVOU E PICOU. Ou testar o iogurte grego.

9- Barras de cereal industrializadas

barra de cereal

A ideia é boa: um mix de cereais que você leva pra qualquer lugar. O problema é quando a indústria dos alimentos põe a mão. Porque quando isso acontece, a barra de cereal tem que ter formato e cheiro padronizados, precisa agradar todos os paladares e precisa durar o máximo possível.

Aí, o snack saudável vira uma bomba de gordura e açúcar que vai arruinar sua dieta.

Se você quer comer barra de cereal, uma opção é fazê-las em casa. Outra é procurar aquelas com a menor lista de ingredientes possível – que não tenha açúcar como primeiro da lista e que você conheça todos que estão descritos.

10- Sopas prontas

sopa lata

Então você vai tomar aquela canja hoje? Frango, batata, cenoura… não tem como dar errado. Tem sim! Se for uma dessas sopas prontas, em lata ou em sachê, pode dar tudo errado!

Esses produtos têm mais sódio do que o saleiro da sua casa, além de uma lista quase infinita de ingredientes, compostos e substâncias que nenhum ser-humano saudável deveria ficar a menos de 20 metros de distância.

Se veio aquele friozinho, ou você simplesmente está com preguiça de cozinhar, taque vegetais e peito de frango desfiado numa panela com água, jogue um fio de azeite, uma pitada de sal, algumas ervas e temperos frescos e pronto.

Sopa pronta é o típico caso de “preguiça burra”. Dá quase o mesmo trabalho que fazer a sopa em casa, mas é praticamente um veneno com gostinho bom.

 

Comentários